quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Os dez piores crimes contra a humanidade

Genocídio é o crime em que um grupo tenta aniquilar outro. Esse ódio é direcionado contra nações, grupos religiosos ou étnicos. Triste. E o pior: continua rolando.

10) Hererós e Namaquas (1904-1907)

Vítimas:65 mil hererós e 10 mil namaquas
Autor: Alemanha

Foi o primeiro genocídio do século 20, na região onde hoje fica a Namíbia. Os poucos que não foram expulsos para o deserto de Kalahari acabaram nos campos de concentração, identificados por números e obrigados a trabalhar até a morte. Metade dos namaquas e 80% dos hererós foram mortos (os judeus perderam cerca de 35% de seu povo durante o massacre nazista). Um século depois, os alemães pediram desculpas, mas não ofereceram nenhuma compensação. Os alemães ainda envenenavam os poços pelo deserto. Anos depois, ossadas foram achadas em buracos – as pessoas cavavam com as próprias mãos em busca de água.

9) Terror no Timor Leste (1975-1999)

Vítimas: 150 mil timorenses
Autor: Indonésia

Quando essa ex-colônia portuguesa no sudeste da Ásia foi ocupada pela Indonésia, experimentou o inferno: plantações foram queimadas com napalm e seus reservatórios de água foram envenenados. E cerca de 20 mil pessoas ‘desapareceram’. Mesmo em protestos pacíficos a repressão era brutal. Em 1991, 400 estudantes foram fuzilados em um cemitério por causa de uma passeata, diante de jornalistas do mundo inteiro. Em 1999, antes de sair do Timor, milícias indonésias mataram 61 pessoas que estavam escondidas numa igreja. A atrocidade ficou conhecida como Massacre de Liquiçá.

8) Crueldade na Bósnia (1992-1995)

Vítimas: 200 mil bósnios mortos, 2 milhões de refugiados
Autor: Milícias e exército sérvio

a antiga Iugoslávia se separou em vários Estados, os sérvios tentaram abocanhar o máximo de território. Quem mais sofreu foram os bósnios. Discriminados por serem muçulmanos, milhares foram executados e enterrados em valas comuns, enquanto a Europa e os EUA só assistiam. Em Srebrenica, milícias sérvias, no nariz das tropas da ONU, mataram 8 mil homens entre 12 e 60 anos. Cerca de 40 mil mulheres bósnias foram sistematicamente estupradas. E quando engravidavam eram obrigadas a dar à luz

7) Revolta Circassiana (décadas do século 19)

Vítimas:400 mil circassianos mortos, 1,2 milhão de exilados
Autor: Império Russo

Por volta de 1860, os russos estavam terminando de dominar o Cáucaso e a região da Chechênia. Mas no seu caminho estavam os circassianos, povos muçulmanos. Foi quando o general Yevdokimov teve a brilhante idéia de ‘convidar’ (leia-se obrigar) os nativos a se mudar para o vizinho Império Otomano. Para garantir que os montanheses fossem realmente embora, os soldados destruíram aldeia por aldeia. A limpeza étnica foi tão completa que hoje ninguém maisna região do Cáucaso fala os idiomas dos povos circassianos.

6) Porajmos, a caçada aos ciganos (1939–1945)

Vítimas:500 mil romanis (ciganos)
Autor: Nazistas

Quando os nazistas chegavam aos acampamentos ciganos, matavam sem dó. Muitas vezes, eles nem faziam a seleção na chegada aos campos de concentração – acabavam com todos. Até hoje, os 500 mil ciganos mortos (na proporção, um grupo tão grande quanto o de judeus assassinados na Segunda Guerra) são pouco lembrados. Um dos casos mais macabros do médico nazista Josef Mengele é o dos gêmeos ciganos Guido e Ina, costurados um ao outro, pelas costas, como siameses. A mãe matou os dois com morfina para terminar com o sofrimento.

5) Massacre em Ruanda (abril de 1994)

Vítimas: 700 mil tútsis mortos e 200 mil refugiados; centenas de hútus mortos
Autor: Milícias hútus

Durante cem dias, milícias hútus promoveram um banho de sangue nesse pequeno país africano, na tentativa de exterminar os tútsis, outro grupo étnico. Além da barbárie, o que mais chocou o mundo foi a posição passiva da ONU e das grandes potências, que assistiram à carnificina sem intervir. Ao final, guerrilheiros tútsis tomaram o país. Aí, foi a vez de 2 milhões de hútus, com medo de vingança, deixarem a região. A principal arma usada para matar os tútsis eram as machetes (facões). Milhares delas foram importadas da China meses antes, num ato calculado de preparação.

4) Morte em massa na Armênia (1915–1917)
Vítimas: 1,5 milhão de armênios mortos, 500 mil deportados
Autor: turcos otomanos
Na Primeira Guerra, acusados de traição e de conluio com os russos, 2 milhões de armênios foram obrigados a deixar suas casas e marchar até uma região desértica próxima da Síria, onde eram deixados para morrer. É considerado o primeiro genocídio moderno em larga escala, feito de forma organizada (serviu de inspiração para Hitler, que sempre o citava como exemplo). Até hoje, a Turquia nega o massacre. Quem ‘escoltava’ os armênios até o deserto eram grupos paramilitares formados por ex-presidiários,que estupravam, roubavam e matavam os exilados durante a jornada.
3) Sangue no Camboja (1975-1979)
Vítimas: 1,7 milhão de pessoas
Autor: Khmer Vermelho
Pol Pot, líder dos comunistas que tomaram o poder no Camboja, resolveu ‘limpar’ o país não de uma etnia específica (embora minorias chinesas e vietnamitas tenham sido dizimadas depois), mas de todos os que pensassem de uma maneira anticomunista. Os intelectuais, monges e qualquer pessoa com uma profissão foram considerados ‘maçãs podres’. Quem não foi fuzilado na hora foi para campos de reeducação, onde trabalhavam até a morte. É o mais famoso autogenocídio da História. O desprezo pela vida marcava o lema do Khmer Vermelho: ‘Manter você vivo não nos traz nenhum benefício. Destruir você não será nenhuma perda para nós’.
2) Genocídio ucraniano (1932-1933)
Vítimas: 3 milhões de ucranianos
Autor: União Soviética
Decidido a transformar a Ucrânia e sua produção de trigo numa fortaleza do comunismo, Stálin resolveu ‘limpar’ a região do que mais o incomodava: os ucranianos. Eles não podiam falar seu idioma, foram perseguidos pelo serviço secreto e deixados sem comida. Bandidos cobravam preços abusivos no mercado negro, crianças eram abandonadas e até canibalismo rolou no que ficou conhecido como Holomodor. Stálin lançou a ‘lei das cinco espigas’. Quem fosse preso pegando comida para si mesmo era acusado de roubar o Estado. Pena: dez anos de trabalhos forçados ou até a morte.
1) Holocausto judeu (1939–1945)
Vítimas: 6 milhões de judeus
Autor: Nazistas
Além da quantidade, o mais assustador foi a forma quase industrial como os judeus foram massacrados. No auge dos campos de concentração, as roupas, dentes, cabelos e até os cadáveres eram reaproveitados pelos nazistas. Homens mais fortes trabalhavam até a morte, os ‘improdutivos’ iam direto para as câmaras de gás e outros eram simplesmente executados (calcula-se em 1,4 milhão) em operações de ‘limpeza’. O massacre também se deu de outras formas. Cerca de 800 mil judeus morreram de febre tifóide, desnutrição e outras doenças ao ficarem confinados nos chamados guetos.
Fonte: Revista Mundo Estranho

Principais gafes de brasileiros no exterior

Operação mão limpa
Usar a mão esquerda para cumprimentar os outros - Índia

Aviso aos canhotos: nada de cumprimentar os indianos com um efusivo aperto de mãos. Ou melhor: se for fazer isso, utilize sempre a mão direita. Tudo porque, em muitos lugares da Índia – muitos mesmo, incluindo hotéis de boa qualidade –, não há papel higiênico. Bem, aí o jeitinho que os indianos inventaram para se limpar é usando a canhota a seco mesmo... Então, não pega bem estender a mão esquerda para alguém. Até mesmo pagar uma conta com ela é a maior sujeira... E é bom se acostumar, que na Índia ninguém usa muito talher para comer. A galera ataca o rango com a mão. Bem, pelos menos é com a mão direita!

Um toque importante
Ficar tocando em alguém durante uma conversa - Bélgica

Se você faz o tipo superextrovertido, amigão de todos, procure controlar um pouco o entusiasmo quando for à Bélgica. Aqueles cumprimentos do tipo: ‘Como é que você tá, rapaz!’, seguido de um tapão nas costas, simplesmente não têm a ver com o estilo dos belgas. É um gesto incompreensível, porque não faz parte do costume dos caras. E sabe aquele colega de escola que insiste em pegar no seu braço enquanto conta uma história superchata? Fazer isso na terra dos melhores chocolates do mundo é pior ainda. Os belgas não gostam de ser tocados ou apalpados enquanto conversam.

Da cor do pecado
Desfilar pelas ruas com um belo bronzeado no corpo - China


Exibir o bronzeado pode ser o máximo nas praias brasileiras. Mas pense duas vezes antes de pegar sol se você vai à China. Aparecer todo bronzeadão na terra da próxima Olimpíada vai acabar com o seu moral. É que os chineses prezam a cor de pele mais ‘branca’ possível. Racismo? Bem, tá mais para um lance de status social. Lá, ter a pele menos bronzeada é um sinal de prosperidade, pois indica que você não tem de trabalhar exposto ao sol, como muitos camponeses pobres. Imagine como os chineses ficariam confusos ao conhecer os ‘emergentes’ da Barra da Tijuca...

Educação Etílica
Uma mulher se servir de bebida alcoólica -França


As mulheres que são chegadas a um vinho, ou a qualquer outra bebida alcoólica, precisam segurar a onda na França quando tiverem vontade de se servir. Mesmo em encontros informais, em bares ou restaurantes, é considerada uma tremenda falta de educação pelos franceses a mulher abastecer o próprio copo de bebida. A missão cabe a algum marmanjo que a acompanhe ou que esteja por perto. Tá certo que costume é costume, mas não deixa de ser uma contradição isso ainda rolar no país da intelectual Simone de Beauvoir, uma das maiores feministas da história...

Baita dor de cabeça
Passar a mão na cabeça de uma criança - Tailândia

Ao desembarcar na Tailândia, os brasileiros precisam controlar o sangue latino. Os tailandeses não se tocam quando se encontram. Eles apenas unem as mãos espalmadas e inclinam levemente o tronco, abaixando a cabeça. E por falar em cabeça... Evite arrumar uma confusão ao cruzar com uma criança na rua: lá, passar a mão na cabeça dos pimpolhos é uma ofensa. Isso porque o budismo – principal religião do país – considera que a cabeça é o lugar onde fica guardada a alma da pessoa. E nem adianta consertar dizendo que aquela belezinha é a cara da mãe. Os pais da criança já vão estar fulos da vida com você!

Fonte: Revista Mundo Estranho

Horário de verão começa no próximo domingo

O horário de verão deste ano começa à 0h do dia 14 de outubro - domingo.

Os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O horário de verão irá até a meia-noite do dia 16 de fevereiro.

Neste ano, a implantação da medida ocorre em meio ao feriado prolongado de 12 de Outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida. O horário de verão 2007/ 2008 vai ter 125 dias de duração, 13 a mais do que o de 2006/ 2007.

O principal objetivo da mudança de horário é reduzir a demanda por energia elétrica, ou seja, a quantidade máxima de energia consumida em um determinado momento, geralmente entre 17h e 22h. O Ministério de Minas e Energia prevê uma economia de mais de 2.000 MW, o que significa uma redução no consumo no horário de pico entre 4% e 5%.

De acordo com o ministério, nessa época a demanda aumenta muito por causa do calor e do crescimento da produção industrial para o Natal.

No período em que o horário de verão é adotado, os dias têm duração maior por causa da posição da Terra em relação ao sol. Com o maior aproveitamento da luminosidade natural, o governo espera reduzir o consumo de energia elétrica.

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, com duração de cinco meses. Até 1967 a mudança no horário foi decretada nove vezes. Desde 1985, no entanto, a medida vem sendo adotada sem interrupções, com diferenças apenas nos Estados atingidos e no período de duração.

Em 2006, a economia foi de R$ 50 milhões com geração termelétrica com o novo horário.

Fonte: Folha de S.Paulo

Adobe Acrobat tem falha que permite invasão de PC

A Adobe anunciou que seus softwares de leitura de arquivos contêm vulnerabilidades ainda não consertadas, que podem tornar computadores vulneráveis a ataques de hackers.

Na última sexta-feira, a empresa publicou em seu site que havia incorporado, sem saber, falhas nas novas versões do Adobe Reader e do Acrobat, que podem permitir a execução de programas maliciosos no computador do usuário sem seu conhecimento.

Estes programas maliciosos poderiam controlar o PC e roubar dados confidenciais, enviar emails de spam ou até mesmo infiltrar sistemas de computação do governo.

A Adobe disse acreditar que as falhas afetem apenas computadores rodando Microsoft Windows XP com o navegador Internet Explorer 7. A empresa já está trabalhando em uma solução, mas avisa que ela talvez só esteja disponível no final de outubro.

Alguns especialistas de segurança dizem que este prazo talvez não seja suficiente para impedir que hackers aproveitem-se da falha. "Usuários devem pressionar a Adobe a lançar o patch antes desta data", disse Gadi Evron, especialista de segurança da Beyond Security.

O erro não foi encontrado nos navegadores Firefox ou Opera.

Fonte: Reuters

Internautas poderão lucrar com seus vídeos postados

A Blinkx, uma empresa de busca de vídeos na Internet sediada em Londres, permitirá que os usuários ganhem dinheiro com os vídeos que exibem em seus blogs, sites de redes sociais ou páginas pessoais de web, caso concordem em inserir publicidade nos vídeos.

Ao combinar duas tendências de Internet - as redes sociais e o vídeo online - a uma oportunidade de gerar lucro, a Blinkx espera concorrer melhor com o YouTube, serviço de distribuição de vídeos controlado pelo Google, disse Suranga Chandratillake, fundador e presente da Blinkx.

O Google anunciou na última terça-feira que permitiria a sites que fazem parte de sua rede de publicidade usar alguns dos vídeos do YouTube e receber parte da receita publicitária que eles gerem. A Revver.com, que divide meio a meio com as pessoas que postam vídeos em seu site as receitas publicitárias que eles venham a gerar, também insere anúncios no começo e no final dos vídeos.

Mas a Blinkx vinha até o momento se concentrando em seu papel como serviço de busca de vídeos. A empresa, que foi criada pela produtora britânica de software Autonomy em maio, usa transcrições de diálogo em texto e tecnologia de reconhecimento visual para vasculhar os vídeos postados na Internet.

Na segunda-feira, a empresa começou a oferecer recursos de busca em francês, alemão e espanhol. Ela está indexando conteúdo de 200 fontes s européias e sites com mais de um milhão de horas de conteúdo de vídeo em idiomas que não o inglês, entre os quais Eurosport, Euronews, TF1, Elmundo, Le Monde e Spiegel TV.

Sob a nova proposta do Blinkx, lançado formalmente nesta quarta-feira em Londres, o sistema da empresa selecionará um anúncio relevante em seu catálogo e o colocará em um de dois lugares - ou em uma pequena janela transparente no pé da tela de vídeo ou em uma caixa colocada fora da moldura de vídeo, no topo da tela.

A cada vez que um usuário clicar em um anúncio, o site que hospeda o vídeo receberá parte do pagamento que essa visita gera. Os preços variam, de acordo com o anúncio, mas em geral são da ordem de alguns centavos de libra por visita.

"Dessa maneira, as pessoas que estão propelindo a revolução do vídeo poderão compartilhar das recompensas", disse Chandratillake.

Ele afirmou que a escolha da forma de exibição do anúncio caberia ao site que hospeda os vídeos, e acrescentou que os anúncios não causariam mais distração do que a publicidade em formato banner que é comum em páginas de Internet.

Muitos sites, especialmente os de redes sociais como o MySpace e o Facebook, permitem que usuários tomem vídeos de empréstimo e os exibam em suas páginas pessoais, mas em geral empresas profissionais de mídia, como a BBC, não autorizam essa prática.

Chandratillake acautelou que a receita que seria gerada para os blogs e outros sites que aceitem veicular anúncios não seria muito alta. "Na melhor das hipóteses, talvez o bastante para pagar as contas de Internet", ele disse.

Fonte: The New York Times / Tradução: Paulo Migliacci / Terra

Criador de site sobre suicídio é preso no Japão

A polícia japonesa prendeu um homem que mantinha um site sobre suicídio na Internet. Ele teria matado uma mulher que lhe pagou US$ 1,7 mil pelo serviço, disse um oficial. Kazunari Saito, um eletricista de 33 anos, foi detido na quarta-feira por ter fornecido pílulas para dormir a Sayaka Nishizawa, 21. De acordo com o oficial da polícia de Kanagawa, que não quis se identificar, Saito teria também sufocado a mulher.

Nishizawa contatou o suspeito por meio do site de suicídio que ele criou. O pai da moça encontrou o corpo da filha no dia 16 de abril no apartamento dela em Kanagawa, ao sul de Tóquio. A polícia começou a investigar o caso depois de encontrar uma nota sugerindo o suicídio, mas perceber que o celular e as chaves da moça tinham desaparecido, de acordo com a agência de notícias Kyodo News.

O suspeito relatou à polícia que a mulher pediu a ele que "acompanhasse" o processo de morte. Saito criou o site no ano passado para dar dicas de como cometer suicídio. Segundo um dos maiores jornais do país, Yomiuri, Sayaka Nishizawa escreveu no site, no início de abril, a mensagem: "Quero morrer, como posso fazer isso?" O suspeito respondeu: "Vou dar a você muitas pílulas para dormir, vou ajudar". A polícia ainda não sabe porque ela precisava de ajuda.

A taxa de suicídio no Japão está entre as maiores do mundo industrializado.

Fonte: AP

Entenda a polêmica sobre o suposto 'genocídio' armênio

O Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou uma moção que reconhece como genocídio o assassinato em massa de armênios por turcos otomanos durante a Primeira Guerra Mundial.

A votação, por 27 a 21, suscitou a reação do presidente da Turquia, Abdullah Gul, que qualificou a medida de "inaceitável".

Temendo um estremecimento das relações com Ancara, a Casa Branca se disse decepcionada com a decisão do comitê parlamentar, que poderia levar à votação do texto no plenário do Legislativo.

A BBC Brasil explica os episódios históricos e o que está em jogo no acalorado debate.

A decisão do comitê da Câmara americana causou polêmica porque entrou em um ponto espinhoso da história de turcos e armênios.

Comunidades armênias em várias partes do mundo lutam há décadas para que o suposto massacre de seu povo pelos turcos otomanos entre 1915 e 1917 seja reconhecido como o primeiro genocídio do século 20.

Muitos historiadores no Ocidente acreditam que a morte daquelas centenas de milhares de pessoas pode ser considerada como tal. Mas outros países se recusam a rotular o episódio histórico dessa maneira.

O artigo 2º da Convenção da ONU sobre Genocídio, de dezembro de 1984, descreve o genocídio como atos realizados com a finalidade de "destruir, em todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso".

Durante a Primeira Guerra Mundial, o Império Otomano - que enfrentava a Tríplice Entente, formada por Grã-Bretanha, Rússia e França - convocou todos os seus homens para lutar.

O recrutamento não foi bem recebido por muitas das minorias étnicas e religiosas do Império. Os armênios eram um dos grupos que se rebelaram contra a guerra e a opressão do governo central. Muitos se uniram ao inimigo. Em 24 de abril de 1915, as autoridades otomanas reuniram e mataram centenas de líderes armênios que viviam no Império. Outros foram deportados. Em maio, a comunidade armênia, com dois ou três milhões de pessoas, foi forçada a deixar o Império Otomano.

A comunidade armênia diz que, os dois anos seguintes, aproximadamente 1,5 milhão de armênios teriam sido mortos pelos turcos. Muitos padeceram na fuga para a Síria e a Mesopotâmia (atual Iraque).

Até hoje, muitos armênios acreditam que foi o massacre de seu povo que abriu caminho para o Holocausto. "Afinal, quem se lembra do aniquilamento de armênios?", teria dito Hitler.

Para a Turquia, o número de armênios mortos é em torno de 300 mil - um número alto, mas não maior que o de turcos que também morreram na época.

Para o governo turco, as mortes foram o resultado de uma guerra civil, agravada pela fome e doença que castigaram o decadente Império.

Cerca de 20 países já reconheceram formalmente que os turcos otomanos perpetraram genocídio contra os armênios, entre os quais a Argentina, Bélgica, Canadá, França, Itália, Rússia e Uruguai.

A Grã-Bretanha, os Estados Unidos e Israel utilizam terminologias diferentes e evitam o termo.

Até hoje, mais de noventa anos depois do episódio, Armênia e Turquia não mantêm relações diplomáticas. A fronteira comum entre os dois países permanece fechada.

Os armênios continuam sendo um dos povos mais dispersos do mundo. Não há números exatos sobre os armênios da diáspora, mas estima-se que as maiores comunidades fiquem na Rússia, com mais de 2,2 milhões, e Estados Unidos, com 1,2 milhão.

Também há grandes comunidades na Geórgia, França e Irã, entre outros. No Brasil, o número de armênios ficaria entre 60 a 70 mil.

Logo após o fim da Primeira Guerra Mundial, foi proclamada a República Independente da Armênia, que durou apenas até o início dos anos 20, quando o país foi incorporado à União Soviética.

Em 1991, a Armênia reconquistou sua independência e embarcou num programa de reformas econômicas que trouxeram alguma estabilidade e crescimento ao país, que ainda tem altos índices de pobreza e desemprego.

Na Turquia, o código penal proíbe qualquer "pedido de reconhecimento do genocídio armênio". No fim de 2006, Ancara protestou contra uma lei do Parlamento francês que, ao contrário, proibia a negação do episódio.

Apesar da tensão entre Turquia e França - a primeira suspendou os laços militares com a segunda em retaliação - a União Européia já esclareceu que a posição do governo turco sobre a história não interfere em uma possível entradado país no bloco.

Fonte: BBC Brasil

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

O YouTube dos games

O espírito do YouTube e da Wikipedia chegou ao mundo dos games. Ele está no Kongregate, um site gratuito de jogos que saiu em março deste ano.

A graça é a seguinte: qualquer um pode inventar um game e colocar ali. Aí milhares de pessoas vão jogando e votam nos que elas gostam mais. Resultado: quando você entra no Kongregate, já sabe quais são os jogos mais legais.

Hoje, já são 1500 games, jogados e avaliados por 800 mil usuários. O pessoal também troca idéias no chat da página. E não é só conversa mole: segundo Jim Greer, o dono do site, programadores e artistas se conhecem nesses bate-papos e formam duplas que depois criam jogos tão bonitos quanto desafiadores, como alguns que você vê nesta página.

Não falta motivação: os games mais populares rendem um bom dinheiro, já que o Kongregate distribui para os criadores até 75% do seu faturamento com publicidade. “Ganho entre US$ 5 mil e 10 mil por mês”, diz o inglês Paul Peerce, criador da maior febre do site, o Desktop Tower Defense.

E o dinheiro está aumentando. Em agosto, um grupo de investidores colocou US$ 5 milhões no site para melhorar a estrutura dos servidores (isso evita que os jogos travem) e promover a criação de mais games lá dentro. Será o nascimento de mais um gigante da rede?

Quem jogar verá.


Fonte: Revista Superinteressante

Como turbinar seu MSN

Foi pego pelo chefe no MSN?
Instale o Messenger Plus, que tem um recurso que engana seu patrão!



O programa Messenger Plus turbina seu MSN com recursos que organizam as janelinhas de conversações, enviam alertas automáticos para os seus amigos, gravam as conversas e até escondem o MSN do chefe.

Fonte: Revista Superinteressante



Será o fim da monogamia?

Imposta ao longo de séculos por culturas e sociedades, ela agora é questionada por cientistas, que levantam a hipótese de sermos naturalmente propensos a amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo

Pode até parecer ironia, mas escrevo a pergunta do título à esquerda a menos de dois meses de jurar fidelidade eterna a uma pessoa. Não se trata de desabafo de noiva em crise, arrependimento ou desespero.

Mas não dá para ignorar os quatro livros recém-lançados sobre os temas monogamia e fidelidade (para ser mais exata, a incompatibilidade de ambos) que, em menos de dois meses, vieram parar sobre a minha mesa. Por que zoólogos, antropólogos, psiquiatras e psicólogos resolveram se debruçar sobre o assunto ao mesmo tempo?

Será que estou na contramão da história? Se a psicanalista e sexóloga Regina Navarro estiver certa em suas idéias sobre a tendência dos modelos de relacionamentos amorosos do futuro - as quais aplica no seu casamento de sete anos -, então acho que estou.

No novo capítulo que adicionou à reedição de seu livro "A Cama na Varanda", intitulado "O Futuro que se Anuncia", ela defende que o individualismo típico do século 21 irá levar ao fim o amor romântico, que é aquele que carrega a idéia de exclusividade, de fusão do casal, de alma gêmea e de que um só deve ter olhos para o outro. Será? E o que virá no lugar dele?

O poliamor já é fato. Um casal de São Paulo, por exemplo, realizou-se ao agregar dois novos parceiros à sua união

Entre os exemplos de relacionamentos que poderão "vingar" no futuro, segundo a especialista, está o poliamor. O termo é uma tradução livre para a língua portuguesa do neologismo inglês "polyamory", que significa "muitos amores" e descreve relações amorosas que recusam a monogamia como princípio ou necessidade. O poliamor defende a possibilidade prática e sustentável de se envolver em relações íntimas, profundas e eventualmente duradouras com vários parceiros simultaneamente.

O movimento existe de modo organizado nos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido há cerca de 20 anos, mas começou a conquistar mais visibilidade e adeptos - inclusive no Brasil, onde ganhou uma comunidade no Orkut com mais de 600 participantes - mais recentemente. Em 2005 realizou-se a primeira Conferência Internacional sobre Poliamor em Hamburgo, na Alemanha. O termo ganhou um verbete na Wikipédia e tem mais de 700 citações no Google em português e mais de 800 mil em diversos idiomas. Sites como o www.polyamory.com e www.polyamory.org oferecem desde dicas para a relação entre poliamantes até músicas, ensaios, artigos, filmes e literatura de ficção sobre o assunto. Existe até uma organização sem fins lucrativos que promove e apóia os interesses de indivíduos com relacionamentos ou famílias múltiplas, a Polyamory Society.

Fonte: Revista Galileu

Homem leva US$ 25 mil após comer 1,8 quilo de asinhas de frango

Campeão, de 22 anos, comeu apenas duas gramas a mais que o segundo colocado.
Vice é o atual campeão do mundo no campeonato de devoradores de hot-dogs.

Takeru Kobayashi, que ficou com a medalha de bronze, encara mais uma asinha de frango; à direita, Pat Bertoletti, de 22 anos, mostra orgulhoso o troféu de maior comedor de asas de frango após comer 1,8 quilo em 8 minutos e levar um cheque de US$ 25 mil (quase R$ 50 mil); o segundo colocado, Joey Chestnut, perdeu por apenas 2 gramas de diferença. Kobayashi engoliu ‘apenas’ 1,41 quilo. Detalhe: Chestnut é o atual campeão do mundo no campeonato de devoradores de hot-dogs e Kobayashi, o vice...

Fonte: G1 / Foto: Isaac Brekken/AP

Canguru invade pista de corrida na Austrália

Um canguru invadiu a pista no meio de uma corrida de carros - Stock Car - neste fim de semana, na cidade de Bathust, a 200 km de Sidney. Os pilotos desviaram para não atropelar o animal.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Terra e Vivo permitem baixar música no celular e no PC

Uma nova parceria da Vivo com o portal Terra permite que os clientes da operadora agora possam baixar canções no celular e no PC. A modalidade é conhecida como "dual delivery", na qual o usuário compra as músicas via celular e obtém também uma cópia do arquivo para o seu PC.

Os clientes têm à disposição, no canal Sonora (www.sonora.com.br), um acervo de mais de 500 mil músicas de gravadoras como Universal, Sony/BMG, EMI, Warner e Som Livre, entre outras. O Sonora é o primeiro parceiro escolhido pela Vivo para vendas em "dual delivery".

O novo serviço funciona da seguinte maneira: os internautas acessam a seção especial da Vivo Play no canal Sonora para escolher e baixar as músicas - todo o catálogo da Vivo Play, que pode ser pesquisado via Internet, está disponível para compra na modalidade "dual delivery".

Ao clicar em Vivo Play, o usuário recebe instruções sobre como baixar as canções no celular - uma telinha mostra quais são os modelos de celular compatíveis com o serviço. As músicas podem ser baixadas em MP3 ou outro formato, de acordo com a tecnologia suportada pelo celular. As canções enviadas para o celular e para o PC não poderão ser transferidas para outro aparelho.

O usuário também deve cadastrar seu endereço de e-mail no serviço Vivo Play, para receber as músicas automaticamente no momento da compra.

Cada música, independente do tamanho do arquivo, custa R$ 4,30, e o usuário só paga (na conta do telefone) depois de confirmar a compra. Não há cobrança adicional de tráfego de dados.

Atualmente, a Vivo registra cerca de 200 mil downloads de músicas por mês em sua loja digital, somando um total de mais de 1,2 milhão de faixas completas em MP3 desde o seu lançamento - números comparáveis a lojas de países da Europa e Ásia.

Fonte: Terra

Jovens do Brasil são os que mais têm amigos virtuais, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada em 16 países indica que os jovens entre 14 e 24 anos no Brasil são os que têm o maior número de "amigos virtuais" (pessoas com as quais se relacionam apenas pela Internet): 46, para uma média global de 20.

O levantamento, realizado pela MTV Networks (que inclui os canais de televisão MTV e Nickelodeon) e pela Microsoft, avaliou o papel que a tecnologia tem na vida de 18 mil jovens de oito a 24 anos.

Na pesquisa, foram ouvidos jovens que têm acesso fácil à Internet, telefones celulares e pelo menos dois outros aparelhos eletrônicos.

O estudo aponta que os jovens têm, na média global, 94 contatos guardados no celular, 78 na lista em programas de mensagem instântanea e 86 em sites de relacionamento como o Orkut.

Os outros 15 países pesquisados foram Grã-Bretanha, Alemanha, Holanda, Itália, Suécia, Dinamarca, Polônia, Estados Unidos, Canadá, México, China, Índia, Japão, Austrália e Nova Zelândia.

Paixão pelas engenhocas

Além de se destacar pelo número de amigos na Internet, os jovens brasileiros também fazem parte de um grupo pequeno que adora as novidades tecnológicas.

Embora os jovens de todo o mundo tenham mostrado que usam celulares e a Internet com grande freqüência, apenas 20% deles (principalmente brasileiros, chineses e indianos) disseram que "amam" tecnologia.

"Os jovens não vêem 'tecnologia' como algo independente, é parte de suas vidas", diz Andrew Davidson, vice-presidente da VBS International Insight, uma divisão da MTV Networks encarregada de fazer pesquisas. "Eles não gostam de mandar torpedos ou e-mails por si só, o que eles gostam é de se comunicar com seus amigos o tempo todo."

Na média global, 85% dos ouvidos entre oito e 14 anos disseram que o que mais gostam de fazer é ver televisão. Em segundo lugar, apareceu ouvir música (70%).

Para os jovens de 14 a 24 anos, a preferência é por ouvir música (70%), e por ver televisão ou sair com amigos (65%).

Cultura local

A pesquisa também descobriu que jovens de diferentes países utilizam a tecnologia de forma diferente.

Em países como Brasil e a Austrália, com uma forte cultura de vida ao ar livre, os jovens usam mais o celular para paquerar, marcar encontros e tirar fotos de seus amigos, enquanto os jovens do norte da Europa têm uma abordagem mais prática da tecnologia.

A China foi o único país pesquisado em que as crianças entre oito e 14 anos preferem acessar a Internet a ver televisão. Segundo o estudo, isso tem a ver com as características da sociedade do país: a China tem um uso mais baixo de celular entre os jovens, um mercado de mídia impressa menos evoluído e famílias com mais filhos únicos.

Em compensação, no Japão, os jovens preferem se relacionar mais com o celular do que pela Internet, o que seria um reflexo da vida em casas pequenas, em que eles têm menos privacidade para usar o computador.

Fonte: Terra

Brasil é país em que uso de computador mais aumentou, diz pesquisa

O Brasil foi o país que registrou o maior aumento no uso de computadores entre 2002 e 2007, apontou uma pesquisa realizada pelo Pew Institute Research, dos Estados Unidos. A pesquisa, realizada com mil entrevistados, indicou que o número de pessoas que usam computador no país subiu de 22% para 44%, um salto de 22 pontos percentuais.

O estudo global, que ouviu pessoas em 35 países, mostrou que o Brasil foi seguido pela Eslováquia, com aumento de 21 pontos percentuais em relação a 2002, para um total de 73% dos entrevistados. Em terceiro veio a Bulgária, que registrou aumento de 19 pontos percentuais.
Apesar de ter dado o maior salto, a utilização de computadores no Brasil ainda é bem menos disseminada do que em países desenvolvidos, como a Suécia onde 82% dos entrevistados disseram usar a tecnologia, o maior índice mundial.

Em segundo ficou a Coréia do Sul (81%), seguida pelos Estados Unidos (80%). "Apesar de o uso de computadores ter aumentado em muito países pobres ou em desenvolvimento nos últimos cinco anos, ainda é perceptível um abismo digital, fazendo com que o uso de computadores ainda seja maior nos países mais ricos", avalia o relatório.

Na América Latina, o Brasil foi seguido pela Bolívia, que registrou um crescimento de 15 pontos percentuais, passando de 31% para 46%. Em terceiro está o Peru, com 13 pontos percentuais, e em último ficou o México, com aumento de apenas dois pontos percentuais.

Celular

O relatório do instituto de pesquisa americano mostrou ainda que a proporção do número de pessoas com telefone celular também cresceu nos países analisados, registrando um aumento médio de 24 pontos percentuais nos últimos cinco anos.

No Brasil, 64% dos entrevistados disseram ter celular, um aumento de 28 pontos percentuais em relação a 2002, colocando o país na quarta posição entre os países latino-americanos analisados.
Os argentinos foram os que mais aumentaram o uso do celular na região, passando de 28% para 63%, um salto de 35 pontos percentuais. A tendência de ascensão foi seguida pelos bolivianos, com crescimento de 32 pontos percentuais.

No âmbito mundial, a Rússia saiu na frente, onde 65% dos entrevistados disseram ter um celular, um aumento de 57 pontos percentuais.

O país com a menor taxa de crescimento foi a Itália, que desde a sondagem anterior continuou estagnada no índice de 79%.

Fonte: BBC Brasil

domingo, 7 de outubro de 2007

Lugares Misteriosos: Círculos em plantações

Há mais de 30 anos agricultores do sul da Inglaterra acordam e vêem seus campos marcados com sinais gigantes. Obra de aliens ou apenas de terráqueos muito gozadores? A história do lugar Oficialmente, os círculos em plantações começaram a pipocar no sul da Inglaterra na década de 1970. Mas existem evidências de que o fenômeno é anterior.

Em 1880, por exemplo, um cientista amador chamado John Rand descreveu os tais círculos. Durante a década de 1980, o fenômeno ganhou popularidade e começaram a surgir notícias de marcas feitas fora da Inglaterra. Só este ano, segundo o site Crop Circle Conectors, foram vistos 41 círculos no Reino Unido e outros 82 pelo mundo até o mês de agosto.

O que diz a ciência

Se uma coisa pode ser explicada de modo simples, por que recorrer a teorias fabulosas? Essa é a visão dos céticos. E de fato há uma explicação simples para os círculos. Em 1991, dois amigos, Doug Bower e Dave Chorley, admitiram que eram eles que faziam os círculos. Apreciadores de arte, com vocação para a gozação, Doug e Dave usavam cordas e madeira para criar os sinais.

A ‘pegadinha’ ganhou tanta fama que, no ano seguinte, começaram a rolar concursos para eleger os melhores fazedores de círculos...
A partir daí, o fenômeno se espalhou tanto que chegou até à publicidade. Em 2005, por exemplo, uma organização chamada CircleMakers (‘fazedores de círculos’) foi chamada pela Nike para fazer pés gigantes em plantações da Itália...

Círculos sem segredo





Ex-funcionária obrigada a tirar a roupa ganha US$ 6 mi de fast food

O McDonald's foi condenado a pagar US$ 6,1 milhões a uma ex-funcionária após ela ter sido obrigada por um falso policial e um companheiro de trabalho a despir-se em uma das lojas da cadeia de restaurantes, nos Estados Unidos.

Louise Ogborn, 21 anos, foi obrigada a tirar a roupa após um farsante alegando ser um policial ligar para a lanchonete dizendo procurar por uma jovem funcionária do McDonald's acusada de ter roubado um cliente.

O farsário teria instruído um outro funcionário da lanchonete, Walter Nix Jr., a obrigar Louise a tirar a roupa, dizendo que ela precisava ser revistada. No entanto, o farsante já havia aplicado o mesmo golpe em outros restaurantes nos Estados Unidos e Louise alegou que o McDonald's foi omisso por não ter cuidado que o mesmo não acontecesse em suas lanchonetes.

Nos autos do processo, consta que o farsante ligou para a lanchonete na cidade de Mount Washington e que Walter Nix Jr. obrigou Louise a tirar a roupa forçou-a a fazer "atos sexuais", tudo captado pela câmera de vigilância do restaurante.

A ex-funcionária pleiteava US$ 200 milhões de indenização. Nix foi condenado a cinco anos de prisão por abuso sexual. David Stewart, que se passou pelo falso policial, também foi preso. O McDonald's afirmou que avaliará se recorrerá da sentença.

Fonte: Terra

O fim da monogamia?

Imposta ao longo de séculos por culturas e sociedades, ela agora é questionada por cientistas, que levantam a hipótese de sermos naturalmente propensos a amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Pode até parecer ironia, mas escrevo a pergunta do título à esquerda a menos de dois meses de jurar fidelidade eterna a uma pessoa. Não se trata de desabafo de noiva em crise, arrependimento ou desespero. Mas não dá para ignorar os quatro livros recém-lançados sobre os temas monogamia e fidelidade (para ser mais exata, a incompatibilidade de ambos) que, em menos de dois meses, vieram parar sobre a minha mesa. Por que zoólogos, antropólogos, psiquiatras e psicólogos resolveram se debruçar sobre o assunto ao mesmo tempo? Será que estou na contramão da história?

Se a psicanalista e sexóloga Regina Navarro estiver certa em suas idéias sobre a tendência dos modelos de relacionamentos amorosos do futuro - as quais aplica no seu casamento de sete anos -, então acho que estou.

No novo capítulo que adicionou à reedição de seu livro "A Cama na Varanda", intitulado "O Futuro que se Anuncia", ela defende que o individualismo típico do século 21 irá levar ao fim o amor romântico, que é aquele que carrega a idéia de exclusividade, de fusão do casal, de alma gêmea e de que um só deve ter olhos para o outro. Será? E o que virá no lugar dele?

O poliamor já é fato. Um casal de São Paulo, por exemplo, realizou-se ao agregar dois novos parceiros à sua união

Entre os exemplos de relacionamentos que poderão "vingar" no futuro, segundo a especialista, está o poliamor. O termo é uma tradução livre para a língua portuguesa do neologismo inglês "polyamory", que significa "muitos amores" e descreve relações amorosas que recusam a monogamia como princípio ou necessidade.

O poliamor defende a possibilidade prática e sustentável de se envolver em relações íntimas, profundas e eventualmente duradouras com vários parceiros simultaneamente.

O movimento existe de modo organizado nos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido há cerca de 20 anos, mas começou a conquistar mais visibilidade e adeptos - inclusive no Brasil, onde ganhou uma comunidade no Orkut com mais de 600 participantes - mais recentemente.
Em 2005 realizou-se a primeira Conferência Internacional sobre Poliamor em Hamburgo, na Alemanha. O termo ganhou um verbete na Wikipédia e tem mais de 700 citações no Google em português e mais de 800 mil em diversos idiomas.

Sites como o www.polyamory.com e www.polyamory.org oferecem desde dicas para a relação entre poliamantes até músicas, ensaios, artigos, filmes e literatura de ficção sobre o assunto. Existe até uma organização sem fins lucrativos que promove e apóia os interesses de indivíduos com relacionamentos ou famílias múltiplas, a Polyamory Society.

Fonte: Revista Galileu

Pesquisa diz que casar faz bem à saúde

Segundo o estudo feito na Inglaterra, solteiros têm mais risco de morrer.
A estabilidade também ajuda os filhos de pais casados.

Uma pesquisa feita na Inglaterra mostra que casar faz bem à saúde. Os solteiros, dizem os ingleses, correm mais riscos de desenvolver doenças crônicas a até de morrer.

A pesquisa do Departamento Nacional de Estatísticas na Inglaterra mostra que os homens solteiros com até 35 anos tem 50% mais chances de morrer do que os homens casados na mesma idade. A estabilidade também ajuda os filhos de pais casados. Segundo a pesquisa, 78% das meninas e 69% dos meninos continuam estudando em tempo integral aos 17 anos.

Mas mesmo na Inglaterra, onde o estudo foi feito, há um exemplo de que nem sempre o casamento é sinal de felicidade. A história do príncipe Charles e da princesa Diana, que tinha tudo para dar certo, acabou se tornando um exemplo de infelicidade no casamento.

Para o psicólogo Luiz Picazio Neto, casamento feliz é aquele em que cada um tem a sua própria felicidade. “Se você achar que casamento vai ser uma tábua de salvação, que o outro vai poder te dar tudo aquilo que você não tem, você passar a procurar defeitos, a viver problemas, e isso é um relacionamento fadado ao fracasso.

O casal Hugo e Patrícia, por exemplo, está junto há 17 anos, mas mantendo as suas respectivas diferenças. “Ele é bem bagunceiro e eu sou bem organizada”, diz a advogada Patrícia Costa.

Fonte: Jornal Hoje (Globo)

Tróia ficava no sul da Bósnia, diz historiador

Especialista estuda a obra de Homero desde a década de 60.
Segundo teoria, guerra de Tróia não foi na Ásia Menor, como diz a arqueologia.

O historiador mexicano Roberto Salinas Price, que se dedica ao estudo do poeta épico Homero, declarou neste sábado (6), na cidade de Gabela (sul da Bósnia), que "sem dúvida alguma" Tróia estava localizada naquela região.

"Minha reputação depende disso", assegurou em entrevista coletiva o historiador mexicano, que desde a década de 60 investiga a obra de Homero.

Segundo a teoria estabelecida por Salinas, a Guerra de Tróia ocorreu no sul da Bósnia-Herzegovina, nas proximidades de Gabela, e não na Ásia Menor, como reza a arqueologia oficial.
O historiador mexicano chegou na sexta (5) à Bósnia em uma visita de três dias, destinada a percorrer as zonas em torno de Gabela.

Salinas também deve visitar a península adriática de Peljesac, na vizinha Croácia, e a aldeia de Nakovane - perto de onde está a caverna de Spila, que guarda peças de cerâmica bem preservadas da Grécia Antiga, algo que, segundo ele, ratifica sua teoria. Salinas considera que a célebre batalha entre Aquiles e Heitor ocorreu entre Gabela e a cidade de Capljina, e assegura que a configuração desse terreno coincide plenamente com a do texto da "Ilíada" de Homero.

"As opiniões de outros diferem da minha, mas eles não podem contestar as questões levantadas pela 'Ilíada'", declarou Salinas.

O historiador mexicano publicou vários livros que buscam embasar sua teoria, dentre os quais "Los Públicos Ciegos de Homero", "Atlas de Geografía Homérica", e o mais recente, publicado no ano passado, "Los sussuros de Homero".

Fonte: G1