segunda-feira, 19 de maio de 2008

Megatatuzão abre túnel e chega à futura Estação Paulista

Aparelho trabalha na escavação e na construção do túnel da linha amarela do Metrô de SP.

De acordo com o Metrô, o equipamento já escavou 4,1 quilômetros de túneis.

Equipamento de 1.800 toneladas fez uma abertura de 10 metros de diâmetro e concluiu túnel que dá acesso à futura Estação Paulista do Metrô

O megatatuzão - equipamento de 1.800 toneladas que escava e constrói o túnel da linha amarela do Metrô de São Paulo - concluiu a quebra da parede e chegou à futura Estação Paulista, na Rua da Consolação, região central da capital paulista, por volta das 13h40 desta segunda-feira (19). De acordo com o Metrô, o equipamento já escavou 4,1 quilômetros de túneis.

Foi possível perceber o início da escavação no local por volta das 13h com a queda de parte da areia do terreno do subsolo onde o túnel é escavado. Com o avanço do trabalho do megatatuzão, uma grande névoa de poeira cobriu a área e não era possível mais identificar se a máquina continuava a se aproximar da abertura.

Veja galeria de fotos da nova estação

Cerca de 40 minutos depois - quando a poeira foi retirada do lugar com a ajuda de exaustores - foi possível ver a abertura de 10 metros de diâmetro feita pelo equipamento. Depois de concluído o trabalho, funcionários ergueram uma bandeira do estado de São Paulo e outra do Brasil no túnel recém-aberto.

Pessoas ligadas à obra direta ou indiretamente acompanharam o trabalho de escavação e aplaudiram quando a abertura foi finalizada e fizeram questão de fotografar o momento. O topógrafo Laércio de Miranda, de 30 anos, disse ter esperado com ansiedade o resultado do trabalho. "Nosso trabalho e garantir que a máquina chegue no alinhamento certinho", é emocionante ver que deu tudo certo", afirmou ele, que já participou da escavação de outros dois túneis da linha amarela.

Outro que acompanhou o trabalho foi o estudante Bernardo Duarte, de 11 anos. "Achei bem legal ver a obra, aqui embaixo. O túnel já está bem avançado", comentou o garoto. Seu pai, o engenheiro Joaquim Duarte, de 48 anos, coordenou parte do projeto da obra. Bernardo já chegou até a entrar no tatuzão, mas mesmo assim ainda não pensa na engenharia como carreira a ser seguida no futuro. "Não gosto de matemática", diz.

O garoto Bernardo observa a escavação do túnel com capacete de segurança

A chegada do equipamento à região da Avenida Paulista interrompeu a passagem de trens do Metrô entre as estações Clínicas e Consolação no sábado (17) e no domingo (18). No trecho, foram colocados ônibus, que fizeram trajeto gratuitamente.

Equipamento

O megatatuzão pesa 1,8 mil toneladas e tem 95 metros de comprimento. Ele foi importado especialmente para as escavações da Linha 4 (Amarela) do Metrô de São Paulo. Antes de escavar o túnel até a Paulista, o megatatuzão também fez perfurações na Avenida Brigadeiro Faria Lima, Rua Fradique Coutinho e Rua Oscar Freire, na Zona Oeste.

A máquina custou R$ 81 milhões e foi comprado pelo Consórcio Via Amarela da Herrenknecht AG, empresa alemã. Foi produzido especialmente para a obra, levando-se em conta o tipo de solo paulistano.

Desde a cidade de Schwanau, no sul da Alemanha, onde foi construído, o Megatatuzão enfrentou uma longa viagem até Santos e, de lá, até a capital, desmontado e dividido em 82 contêineres. Todo computadorizado, ele poderá ser controlado à distância, direto da fábrica.

A máquina vai abrir 6,4 km de túneis a partir do Largo da Batata (Pinheiros), onde foi montado, até a Estação Luz (Centro). Ela tem capacidade para escavar, em média, 14 metros de túneis por dia.

Fonte: G1 - Fotos: Luísa Brito (G1)