sábado, 10 de novembro de 2007

As "Tropas de Elite" no mundo

Depois do lançamento (e sucesso) do filme "Tropa de Elite", as atenções foram todas voltadas para os grupos táticos de repreensão à violência do mundo todo.
Conheça as principais "Tropas de Elite" espalhadas pelo mundo:


1- SWAT (EUA)

Nome completo: Specials Weapons and Tatics

Criado em: 1967 (Los Angeles)

O que é: unidade especial da polícia norte-americana.

Especialidade: Atuavam efetivamente nos guetos, mas hoje o grupo é especializado no combate ao terrorismo e atentados em escolas.

Destaque: seus integrantes já receberam centenas de comendas, citações e prêmios por heroísmo na linha de combate.

B.O.: os caras são meio folgados. Em 2003, atenderam 255 ocorrências. Ou seja, 110 dias de tranqüilidade.

Multimídia: além da clássica série de TV dos anos 70, que rendeu um filme em 2003, a SWAT inspirou videogames, reality shows, brinquedos e um quadro clássico no extinto programa "Os Trapalhões", da Globo.

2- YAMAN (Israel)

Nome completo: Yehidat Mishtara Meyuhedet (unidade policial especial, em hebraico)

Criado em: 1974

O que é: unidade especial da polícia civil israelense

Especialidade: operações de resgate de reféns e ofensivas anti-terror em áreas civis.

Destaque: diferentemente da maioria das tropas de elite policiais, eles recrutam seus agentes nas forças armadas.

B.O.: acusados de matar muita gente nas ações. Pergunte aos palestinos o que eles acham do grupo.

Multimídia: seus soldados popularizaram uma arte marcial chamada Krav Magá.

3- BOPE (Brasil)

Nome completo: Batalhão de Operações Policiais Especias

Criado em: 1978

O que é: divisão especial da polícia do Rio de Janeiro.

Especialidade: incursão, patrulha e combate ao crime em favelas, muitas vezes com o veículo blindado conhecido com Caveirão - o nome oficial é Pacificador.

Destaque: um membro da Guarda Nacional dos EUA fez curso no Bope e disse que "nossas tropas no Iraque deviam aprender com eles."

B.O.: ONGs atribuem ao Bope um grande número de mortes civis e abuso dos direitos humanos.

Multimídia: o livro "Elite da Tropa" que detalha o dia-a-dia do Bope, virou Best-seller e inspirou o filme "Tropa de Elite", maior sucesso das bancas de camelô e do cinema brasileiro em 2007. Além de inspirar vários funks cariocas, seu símbolo (uma caveira com uma faca enfiada e duas pistolas) virou moda.

4- GIGN (França)

Nome completo: Groupe d'Intervention de la Gendarmerie Nationale

Criado em: 1974

O que é: o principal elemento de luta contra o terrorismo da França com base perto de Paris em Satory.

Especialidade: As suas regras de funções são alteradas com regularidade. Podem ser operações contra criminosos civis, enquanto outras pode ser ter que negociar com violentos terroristas.

Destaque: Foi criado em 1974, não somente por causa do incidente dos Jogos Olimpícos de Munique em 1972, mas em grande parte em resultado o que se passou na embaixada da Arábia Saudita em Paris em 1973.

B.O.: também culpado por mortes de civis.

Multimídia: Os GIGN é geralmente olhado como tendo alguns dos melhores treinos de tiro no mundo. Esta é a razão porque muitas unidades de contra-terrorismo no mundo tem programas de intercâmbio com o GIGN e são constantemente citados na TV.

Ainda podemos destacar as seguintes tropas de elite:

5 - OMON (Rússia)

6 - SDU (Hong Kong)

7 - CO19 (Inglaterra)

8 - GSG9 (Alemanha)

9 - STF (África do Sul)

10- SWCU (China)

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Rosto de múmia de Tutancâmon é revelado no Egito

Imagem do rosto do faraó-menino foi revelada pela primeira vez neste domingo.
(Foto: AFP)

Faraó tinha nariz chato, os dentes pronunciados e a cabeça redonda.
Múmia foi transferida para urna transparente.

A múmia do faraó Tutancâmon foi tirada de seu sarcófago e revelada ao público pela primera vez na história neste domingo (4) na cidade de Luxor, no Egito.

A partir de agora, a múmia ficará em uma urna transparente, protegida da poeira, da umidade e com controle de temperatura.

"Com a colocação da múmia na urna, mandamos o rei dourado à vida eterna", disse Zahi Hawass, secretário-geral do Conselho Supremo de Antigüidades egípcio e patrocinador deste projeto.

A múmia do "faraó-menino" tem o nariz chato, os dentes pronunciados e a cabeça redonda, segundo puderam constatar a mídia internacional reunida para assistir à transferência histórica. Este domingo marca o aniversário de 85 anos da descoberta da múmia pelo arqueólogo britânico Howard Carter.

Várias televisões gravaram o momento da transferência e um telão situado fora da câmara mortuária mostrou as imagens. A cerimônia foi reservada à imprensa. O grande público terá de esperar até segunda-feira (5) para ver o faraó mais famoso da história.

Arqueólogos retiram tecido que envolvia múmia do faraó-menino e revelam seu rosto. Público terá acesso à nova urna, que é transparente, a partir de segunda-feira (5).

Arqueólogos retiram tecido que envolvia múmia do faraó-menino e revelam seu rosto. Público terá acesso à nova urna, que é transparente, a partir de segunda-feira (5). (Foto: AP)

Fonte: G1

domingo, 4 de novembro de 2007

Responda o Quiz sobre carros no cinema

Teste seus conhecimentos sobre os veículos que brilharam na tela.
Teste inclui também carros de séries da televisão.


Você assistiu à trilogia "De volta para o futuro"? Sim? Então deve saber qual é a marca do carro que leva o ator Michael J. Fox em uma viagem pelo tempo. E qual era o nome da "Supermáquina", clássica série da tevê nos anos 80? E o número de corrida do fusquinha Herbie?

Teste seus conhecimentos sobre cinema e carros fazendo o quiz. CLIQUE AQUI.

Fonte: G1

Carta da Segunda Guerra chega com 64 anos de atraso

Soldado japonês enviou cartão-postal em fevereiro de 1943 e morreu em 1944.

Amigo, hoje com 80 anos, recebeu a correspondência graças a um aluno de intercâmbio.

Uma correspondência enviada por um soldado japonês de um campo de batalha na Birmânia (atual Mianmar) durante a Segunda Guerra Mundial chegou só agora ao destinatário, 64 anos depois do envio. E isso graças a um programa de intercâmbio que uniu um estudante japonês à família de um ex-combatente americano.

Durante todos esses anos, a carta viajou por Nagasaki, Arizona e Havaí até encontrar Shizuo Nagano, de 80 anos, em Kochi, no sul do Japão. O postal foi escrito por Nobuchika Yamashita, que trabalhava com Nagano em uma loja antes de ir para a guerra.

O cartão-postal foi entregue a Nagano pelo estudante universitário Yuko Kojima, de 20 anos, na semana passada. Yuko acabava de voltar do programa de intercâmbio no Havaí.

"Nunca imaginei encontrá-lo de novo dessa forma", disse Nagano sobre o amigo após receber o postal. "É como um sonho."

O cartão, datado de 16 de fevereiro de 1943, mostra a foto colorida de uma fazenda, com trabalhadores montando cavalos para cultivar os campos. Montanhas com neve no topo estão ao fundo.

"Sr. Nagano, há quanto tempo", escreveu Yamashita no cartão. "Deve estar frio ainda. Por aqui, o clima está como em julho ou agosto no Japão."

O soldado morreu em novembro de 1944, aos 23 anos.

Fonte: G1