terça-feira, 27 de julho de 2010

Lançamento do livro "Lendas Urbanas"

Lançamento do meu livro "Lendas Urbanas", pela Editora Planeta, na Bienal Internacional do Livro, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo. Tardes de autógrafos na sexta-feira 13 e no sábado 14 de agosto, às 15 horas. Compareçam! Será um prazer recebê-los!

O homem do saco, A mulher do táxi, A gangue do palhaço são histórias verdadeiras ou não passam de ficção? Polêmicas à parte, o fato é que qualquer um já foi tomado ou pela curiosidade ou pelo medo ao ouvir uma lenda urbana. Repletas de mistério, suspense e ação, essas histórias fazem qualquer um viajar em um universo paralelo e sobrenatural.

No livro Lendas urbanas, lançamento da Editora Planeta para a Bienal do Livro de São Paulo, Jorge Tadeu, famoso pelo quadro Lendas Urbanas do programa Domingo Legal no SBT, reúne as 10 das melhores lendas apresentadas na TV.

Ele narra essas conhecidas histórias que passam de boca em boca, com riqueza de detalhes e ilustrações assustadoras, capazes de instigar até mais céticos. Agora, essas lendas que têm passado de geração a geração e habitam o imaginário popular podem ser guardadas e lidas a qualquer hora. Ideal para assustar os amigos e família com criatividade e bom humor.

Começou a divulgação e venda do Livro 'Lendas Urbanas':

http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/768946-livro-seleciona-lendas-urbanas-como-a-loira-do-banheiro-e-a-gangue-do-palhaco.shtml

sábado, 5 de dezembro de 2009

Conheça 10 inovações que podem mudar futuro do planeta

A ciência atual caminha vertiginosamente para o futuro. Hoje, ela permite viagens interplanetárias, alterar características fundamentais de alimentos e até de seres humanos com a bioengenharia, e que pesquisadores ressuscitem animais extintos com o progresso da clonagem. No entanto, a ciência ainda não obteve vitórias satisfatórias sobre questões importantes como as alterações climáticas, a fome e as doenças.

Jovem usa prótese escocesa i-Limb, que capta as contrações musculares para realizar movimentos

Em um planeta que abriga cada vez mais pessoas e os recursos naturais encolhem, gerando conflitos políticos, o site científico Live Science listou 10 importantes pesquisas em andamento que os cientistas esperam que resultem em um futuro melhor para a humanidade:

10 - Ler a mente

Máquinas da verdade que realizam leituras da mente ainda permanecem no reino da ficção científica. Já os detectores de mentira ainda dependem de pistas indiretas para serem eficientes. Ainda assim, as varreduras cerebrais feitas por neurocientistas têm permitido prever o que as pessoas farão durante determinadas tarefas específicas, além de identificar quando o indivíduo cometerá um erro com até meio minuto de antecipação.

Outra técnica utilizada é a de feixes de luz infravermelha, que descobrem as preferências do investigado com base na atividade cerebral. Este método ainda está sendo estudado pelos cientistas e debatido por juristas devido às questões de privacidade.

9 - Ao redor do mundo em 90 minutos

Phileas Fogg (personagem fictício do romance 'A volta ao mundo em oitenta dias', de Júlio Verne) levou 80 dias para dar uma volta ao redor do planeta, mas outros viajantes ainda poderão fazer a mesma jornada em menos de uma hora. As forças aéreas de Estados Unidos e Brasil estão criando um conceito de propulsão a laser para utilizar em veículos capazes de transportar passageiros ou carga pela Terra. Aviões espaciais com capacidade para decolar e pousar como aeronaves regulares estão em fase de desenvolvimento no Reino Unido e nos EUA - algumas já poderiam ser colocadas em atividade nos próximos anos.

8 - Membros artificiais perfeitos

Veteranos de guerra e outros usuários poderão em breve controlar mãos, braços e pernas tão facilmente quanto os membros naturais. As próteses mais avançadas tendem a utilizar microprocessadores inteligentes, agindo como um cérebro minúsculo e prevendo como o usuário vai andar ou mover um braço. Ambos os macacos e seres humanos já utilizam sinais cerebrais para controlar braços robóticos e aplicações digitais, o que abre caminho para novas interfaces do cérebro com membros artificiais, e dando ao usuário completo controle.

7 - Realidade aumentada

Tente imaginar uma interface que aumenta o mundo físico ao nosso redor com informação digital e permite utilizar gestos naturais para interagir com essa informação. É exatamente isso o que faz a tecnologia chamada SixthSense, que já possui um protótipo do qual um vídeo da web é projetado sobre um jornal. A ideia dos cientistas é que um dia as pessoas olhem para qualquer objeto, inclusive a rua, e obtenha informações sobre eles em realidade aumentada.

6 - Regenerar o corpo

Ninguém tem poderes regenerativos ainda, mas os pacientes podem esperar uma crescente variedade de terapias de reparação ou substituição total de órgãos do corpo humano. Em 2006, uma equipe britânica desenvolveu o primeiro fígado artificial do mundo a partir de células-tronco retiradas do cordão umbilical. Além disso, um estudo australiano conseguiu restaurar a visão de um paciente com a ajuda de células-tronco adultas. O futuro da regeneração pode chegar em breve, avaliam os investigadores.

5 - Alimento para o mundo

Resolver a fome no mundo representa uma tarefa extremamente difícil, tendo em vista que a situação política e econômica de cada região gera complicações próprias. No entanto, os cientistas passaram a proteger as colheitas mais importantes que alimentam o mundo. Os investigadores continuam desenvolvendo variedades de trigo, milho e arroz com maiores rendimentos e mais resistentes às mudanças de temperatura, condições de seca e até mesmo os insetos.

As novas tecnologias de informação podem manter atualizados os agricultores sobre o estado de suas culturas e práticas agrícolas que preservem a longo prazo o solo rico em nutrientes. Se todas as tentativas dos pesquisadores falharem, eles ainda têm milhares de sementes armazenadas em um cofre para garantir o futuro dos alimentos no caso de uma catástrofe global.

4 - Plástico biodegradável

Um dos principais objetivos das novas tecnologias é transformar todo o lixo da Terra em material reutilizável. Penas de galinha e outros dejetos agrícolas podem se tornar plástico no futuro. Restos de comida, esgoto e outros resíduos, já começaram a servir de combustível para algumas indústrias. Alcançar 100% de sustentabilidade ainda pode parecer assustador, mas os esforços se somam.

Em Nova York, Seattle e Londres, os pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) aplicaram um projeto para reavaliar os custos e níveis de produção de lixo, além de conscientizar a população a lidar corretamente com o lixo.

3 - Controle climático global

Tentar parar a Mãe Natureza de mandar chuva durante os Jogos Olímpicos, como ocorreu na última edição das Olimpíadas em Pequim, é uma meta perseguida cansativamente pelos cientistas. Planos de geoengenharia se tornaram temas muito debatidos da Academia Nacional de Ciências, da Sociedade Meteorológica Americana e do conselheiro científico da Casa Branca.

Entre as ideias, estão depositar partículas reflexivas na atmosfera para desviar raios solares e esfriar o planeta, ou então semear oceanos com ferro para que o carbono devore as algas. Até mesmo o bilionário Bill Gates se juntou a uma pesquisa que tenta diminuir ou acabar com a incidência de furacões - uma frota de navios agitaria o oceano para resfriar a água de superfície quente que abastece tais tempestades. As tecnologias de controle do clima estão quase se tornando realidade.

2 - Poder solar nas mãos

A fusão nuclear tem mantido o Sol brilhando por bilhões de anos. Agora, os cientistas querem recriar o poder da principal estrela do Sistema Solar na própria Terra para, finalmente, terem domínio sobre a energia de fusão. Um laser gigante, construído na National Ignition Facility, poderia ajudar nesse avanço, concentrando o seu poder sobre uma bolinha minúscula de combustível de hidrogênio e, consecutivamente, liberando mais energia do que os lasers requerem.

1 - Cérebro humano artificial

Grande parte do cérebro humano continua sendo um mistério embutido em bilhões de neurônios. Pesquisadores responsáveis pelo projeto Blue Brain anunciaram seus planos de criar um cérebro humano artificial na próxima década. Eles já modelaram parte do cérebro de um rato artificial, com a ajuda do supercomputador IBM Blue Gene, e constataram que células cerebrais deram indícios de uma auto-organização sem intervenção humana.

O sucesso dessa tecnologia poderia levar a um modelo para testes biomédicos, bem como uma melhor compreensão da consciência do ser humano. No entanto, os cientistas alertam que esse avanço não se trata de inteligência artificial - isso ainda está longe de acontecer.

Fonte: Terra - Foto: Getty Images

Mitos e verdades sobre o Google Earth

Você sabia que o Google recebe mais de 10 mil sugestões por hora de usuários para correção dos mapas online? É isso mesmo: são mais de um milhão de indicações dos internautas a cada quatro dias com correções em nomes e direções de ruas.

Com 500 milhões de usuários em todo o mundo, o Google aproveita sua experiência com o mapeamento colaborativo e o acesso simultâneo a dados para oferecer ferramentas corporativas do Google Earth e Maps.

Porém, ainda há muitas dúvidas sobre o Google Earth. As imagens são em tempo real? Quando o Google atualiza os mapas? É possível usar tudo de graça? As versões corporativas têm mapas mais recentes?

O principal mito recai sobre as imagens "online". Séries televisivas como "24 Horas" e filmes como "Inimigo de Estado", que mostram agências governamentais usando satélites para filmar o que está acontecendo, não passam de ficção. As imagens do Google Maps e Earth são obtidas por satélites e aviões com câmeras digitais, geralmente de propriedade privada. Após a aquisição dessas fotos, o Google faz parcerias com as companhias para disponibilizar os dados.

Outra dúvida é sobre a atualização das imagens, já que o Google não disponibiliza uma previsão de quais áreas terão melhores dados. Só é possível saber que uma cidade ou área rural tem dados novos após a publicação das imagens de satélites ou fotos aéreas. Já os dados vetoriais, como ruas e limites de bairros, são obtidos por meio de parcerias com empresas que produzem mapas.

Outro mito das ferramentas de mapas é que tudo está lá de graça. A versão free realmente está disponível para qualquer usuário fazer o que bem entender do software. Pode-se até mesmo usar a versão grátis para publicar informações e disponibilizá-las para outros internautas. Porém, caso um aplicativo precise de login e senha para ser acessado - por assinantes de um serviço, por exemplo - aí é necessário obter uma licença profissional do Google Earth ou Google Maps.

Com a introdução de ferramentas corporativas no mercado, existem dúvidas sobre a atualização e disponibilização dos dados. As opções para empresas têm alguns diferenciais, como a possibilidade de imprimir imagens com melhor qualidade ou de obter suporte técnico, porém a base de dados com mapas e imagens de satélites é exatamente a mesma da versão free. O que muda é a inclusão de ferramentas de medição de área e importação de arquivos de geoprocessamento.

Há algum tempo, a criação de modelos em 3D e sua inclusão em imagens de satélite eram temas de trabalhos acadêmicos, mas agora qualquer criança faz o mesmo usando o Google Earth. Da mesma forma que o PC democratizou a computação, o Google popularizou o geoprocessamento.

Fonte: Eduardo Freitas (Revista InfoGEO)

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Saiba como armazenar e gerenciar seus contatos on-line

Por Fernando Panissi*

Foi-se o tempo em que a agenda de papel era usada para guardar todos os contatos. Hoje em dia, as pessoas mantêm telefones, endereços e e-mails de todos os seus contatos guardados nos mais diferentes dispositivos e ambientes virtuais. Se por um lado isso facilita o acesso às informações, por outro cria problemas na hora de organizar e sincronizar os dados.

O objetivo da coluna de hoje é minimizar essas dificuldades e ajudar você na tarefa de saber como manter e gerenciar seus contatos on-line. Vou mostrar as opções de armazenamento, suas vantagens, desvantagens e formatos usados na hora de exportar contatos.

Catálogo de endereços do Windows

Vantagens:

Está disponível em todos os computadores, é simples de usar e o arquivo gerado pode ser importado e exportado para diversos dispositivos e programas.

Desvantagens:

Não permite que o usuário deixe os contatos disponíveis na internet.

Catálogo de endereços do Windows importa e exporta facilmente os dados para diferentes dispositivos.

O que é:

O catálogo de endereços do Windows é uma ferramenta simples e pontual para gerenciar contatos. Por aceitar arquivos CSV (arquivos de texto, cujos dados são separados por ponto e vírgula), consegue importar e exportar facilmente as informações para os mais diversos dispositivos.

Essa ferramenta pode ser usada como repositório de contatos para troca de dados entre dispositivos móveis. Muitos celulares, smartphones e PDAs que possuem softwares específicos para PC permitem tal tarefa, usando um recurso de exportação em formato CSV e também vCard.

Um exemplo prático. Você tem um celular de uma marca e compra um novo de outro marca, não quer ter o trabalho de recadastrar todos seus contatos. Através de um software específico do celular (geralmente disponível no site do fabricante) é possível exportar os dados para o PC, e a grande maioria deste softwares suporta CSV e vCard. O arquivo gerado pode ser importado para o Catálogo do Windows, através da ferramenta presente no menu arquivo -> importar.

Depois é possível, através de outro software, este compatível com seu novo celular, enviar os dados do Catálogo de endereços, diretamente para a memória do aparelho.

O fato de os dados não estarem disponíveis na internet é um ponto negativo fortíssimo. Mas para amenizar o problema existem soluções on-line muito interessantes, como uma ferramenta do Google que detalho mais abaixo.

Dados vão desde nome, endereço e telefone até nomes de cônjuges e filhos

Como funciona:

Para abrir o catálogo de endereços clique em Iniciar, Executar (tecla de atalho Windows+R), escreva "wab.exe" e clique em OK. Esse comando serve para o Windows XP e Vista.

Com esse programa você pode cadastrar dados detalhados de seus contatos: eles vão desde nome, endereço e telefone até nomes de cônjuges e filhos. A interface é muito simples e lista os contatos com opções de ordenação nos títulos, como no Windows Explorer, que permite ordenar os contatos por nome, endereço de e-mail e telefones.

O uso é bastante simples. No topo da lista de contato, basta clicar sobre os itens, que o sistema irá ordená-los por aquele quesito, clicando novamente sobre o mesmo item, o sistema irá providenciar a ordem inversa (de a até z e de z até a), O campo de busca é eficiente: à medida que vamos digitando um nome, automaticamente os contatos são filtrados na lista. Também é possível criar grupos de contatos, ajudando a organizar melhor as informações.

Contatos do Gmail

Vantagens:

Está disponível on-line, direto do Gmail.

Desvantagens:

Não é possível ver seus contatos quando você não está conectado à internet.

Gmail permite armazenar todas as informações relevantes para manter seus contatos organizados.

O que é:

O catálogo de contatos do Gmail não é tão completo quanto o catálogo do Windows. Porém, ele permite armazenar todas as informações relevantes para manter seus contatos organizados, como a criação de grupos.

A busca também tem funcionamento simples e direto. Escreva parte do nome do contato e uma lista de respostas será preenchida, com a vantagem de apresentar resultado por sugestão. Isso funciona da seguinte forma: o Gmail identifica automaticamente contatos com os quais nos comunicamos, mas que não cadastramos em nossa lista, e apresenta essas informações como sugestão no resultado de busca. A ferramenta é ideal para localizar aquele contato que nunca nos preocupamos em cadastrar.

O Gmail permite, através de dois links na parte superior da ferramenta de contatos, importar e exportar dados nos formatos CVS (para importar para outra conta do Google), CSV do Outlook (para importar para o Outlook ou outros aplicativos) e vCard (para importar para o catálogo de endereços do Windows ou outros aplicativos).

Dispositivos Móveis (PDAs, smartphones, celulares)

Vantagens:

Estão conosco em todos os lugares, têm agendas bem completas.

Desvantagens:

Em caso de acidente, você pode perder todos os dados, se não tiver cópias de segurança. Existem aparelhos que não permitem a extração dos dados de uma forma trivial

Muitos dispositivos móveis dão aos usuários a possibilidade de importar e exportar dados de contatos para o PC. Com isso, permitem cópias de segurança e o compartilhamento dos contatos com outros dispositivos móveis – esses portáteis viabilizam o acesso às informações quando o usuário está longe do computador.

O primeiro passo para fazer essa sincronia de dados entre computador e equipamento portátil é conectar o dispositivo ao PC. Isso é feito através de um cabo de dados, Bluetooth, infravermelho ou rede Wi-Fi: a forma de conexão vai depender do seu aparelho. A maioria dos dispositivos modernos, mesmo os mais simples, são compatíveis com cabo de dados USB. O problema é que nem sempre eles acompanham o aparelho e, às vezes, precisam ser adquiridos a parte.

No site do fabricante de um dispositivo móvel que armazena contatos, você certamente encontrará um aplicativo que permite a interação com o aparelho. O funcionamento e oferta de ferramentas variam de produto para produto: vale a pena destrinchar o manual para descobrir as funcionalidades de seu dispositivo portátil.

Compatibilidade de arquivos

A grande questão na hora de organizar os arquivos é a compatibilidade para trocar os contatos entre os mais variados tipos de aplicativos. Usar programas que exportam e importam no formato CSV apresenta uma grande vantagem, pois eles podem ser editados no Excel, possibilitando a reorganização dos dados para ajustar alguma incompatibilidade com softwares proprietários dos dispositivos móveis.

Por exemplo, ao abrir o arquivo CSV, é possível ver cada um dos campos da agenda, assim, caso o programa de contatos esteja invertendo o campo nome pelo sobrenome, é possível, alterando a primeira linha da planilha, ajustar isso e realizar a importação sem transtorno.

Outro formato aceito pela maioria dos programas, e que não sofre os problemas de compatibilidade do CSV, é o vCard (cartão de visitas virtual). Ele é padronizado e, por isso, pode ser usado nos mais diversos tipos de dispositivos. Softwares como o Nokia PC Suite e o Palm Desktop contam com esse recurso.

Atualização automática de contatos

Tudo que indiquei acima não resolve outra questão primordial, que é a de atualização. Como saber automaticamente quando um contato mudou de e-mail? Ou como avisar a todos que seu número de telefone mudou? Alguns sites se propõem a resolver essa situação e vou citar dois deles.

Plaxo (www.plaxo.com)

Quando um contato do Plaxo altera dados, você recebe essa atualização automaticamente

Trata-se de uma rede social de contatos, com uma eficiente ferramenta de controle que pode ser sincronizada com programas como o Outlook. Quando um contato seu, cadastrado no mesmo site, altera algum dado, é enviada uma notificação e os dados são atualizados de forma automática.

O Plaxo também sincroniza com sistemas on-line, como os contatos do Gmail, Hotmail e Yahoo!Mail, entre outros. Uma limitação do Plaxo é não permitir a transferência de todos os contatos em formato vCard.

UNYK (www.unyk.com)

Visualmente pobre, porém com a vantagem de ser em português, o Unyk permite gerenciar os dados dos contatos e receber as atualizações realizadas pelos usuários cadastrados. Tem também uma ferramenta simples de sincronismo com o Outlook e permite importar dados de sistemas como Orkut, Gmail e Yahoo!Mail, entre outros.

Como limitadores, ele não trabalha com arquivos vCard nem importa contatos em formato CSV - apesar disso, tem uma ferramenta que exporta listas neste último formato.

*Fernando Panissi é especialista em tecnologia e internet, formado em Sistemas de Informação com extensão em gestão. É professor universitário e ministra cursos de extensão em desenvolvimento de sistemas.

Fonte: G1 Tecnologia - Imagens: Reprodução

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Alguém viu os patinhos perdidos da NASA?

Nasa procura por patos de borracha no oceano

Os cientistas da Agência Espacial Americana (Nasa) ainda não encontraram vestígios dos 90 patos de borracha que foram jogados três meses atrás em buracos tubulares conhecidos como 'Moulins', em Jakobshavn na Groelândia, para monitorar o fluxo da água de fusão para o oceano. As informações são do 'The Guardian'.

A Nasa está oferecendo um prêmio para a primeira pessoa que encontrar o objeto. Os patos têm um endereço de e-mail carimbado sobre eles, juntamente com a palavra 'recompensa' em três idiomas.

O perito em robótica, Alberto Behar, do Jet Propulsion Laboratory da Nasa diz que o objetivo do trabalho é entender melhor como é o fluxo de água no glaciar Jakobbshavn na Groelândia. O trabalho faz parte de estudos em curso pela Nasa e outras agências, que visam à compreensão das mudanças nos níveis dos mares da Terra, o que pode estar ligado ao aquecimento global.

Embora de baixa tecnologia, os patos foram escolhidos pela sua flutuabilidade e pela sua capacidade para resistir às baixas temperaturas.

Fonte: Terra

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Dica: coloque suas apresentações de PowerPoint em um DVD

Testei o PPT2DVD, que você pode pegar no Baixatudo.

Este programa é super simples e funcional. A versão de demonstração funciona por 30 dias e coloca uma marca d’água na apresentação, contudo é ótima para avaliar a funcionalidade do programa e tomar a decisão da compra, caso necessite da versão completa do programa.

img02_ppt2dvd_031008.gif

A animação acima mostra todos os passos para criação do DVD. É simples:

Ao entrar no programa, duas ações são possíveis: exportar o conteúdo de um PPT para um DVD (formato normal ou de alta definição) ou exportar para um arquivo de vídeo (sendo WMV, AVI MPEG2 ou MPEG1). Selecionei para este exemplo a opção DVD, já que faz parte da dúvida.

Após selecionar a opção de DVD, clique no botão “next” na tela seguinte. Você deve selecionar o arquivo do PowerPoint, clicando no botão “browse” e localizando-o em seu PC. Ao clicar em “next”, a janela seguinte tem duas ações muito importantes: a primeira é poder incluir mais de um PPT (clicando novamente no botão “browse”), e definir como será a interação com a apresentação no DVD pois existem duas opções que podem ser marcadas: play the slides automatically (exibir os slides automaticamente ) e play the slides manually (exibir os slides manualmente). Na primeira o DVD mostrará os slides direto, sem a qualquer, como se fosse realmente um vídeo; na segunda, serão inseridos botões de avançar e voltar, e você poderá controlar o fluxo pelo controle remoto do DVD. Ambas as opções podem ser marcadas: neste caso, o programa irá criar um menu no DVD para que você escolha na hora da exibição qual modo quer.

O passo seguinte se refere à qualidade do vídeo a ser gravado. As configurações apresentadas são genéricas e atendem ao propósito de exibição em TV. Se quiser, pode usar o modo widescreen, alterando a variável aspect ratio.

Avançando, temos a visão dos menus que serão criados no DVD. Clicando sobre a imagem de cada item do menu, é possível personalizar a visualização de cada tela do DVD, reposicionando os botões, mudando imagem de fundo, etc. É uma questão de mexer para enxergar todas as funcionalidades. Se não quiser personalizar nada, basta clicar em “next”.

A seqüência é uma tela de pré-visualização do vídeo, que são apenas os 3 primeiros slides. Recomendo já clicar em “next” para o próximo passo, que é a finalização do trabalho. O que é importante destacar é o fato de você poder jogar direto em um DVD, marcando a opção burn a disc. O resultado final, com esta opção marcada, já será o DVD gravado, bastando colocar uma mídia virgem na unidade de gravação.

Pronto, sua apresentação estará em DVD. Simples, não?

Fonte: Fernando Panissi (G1)

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Norte-americana compra casa abandonada por US$ 1,75 no eBay

Internauta planeja revender imóvel que fica em Michigan.

'Pechincha' tem US$ 850 acumulados em multas e impostos atrasados.


Casa abandonada da cidade de Saginaw (Michigan), foi vendida no eBay por US$ 1,75

Com um lance de apenas US$ 1,75 no site de leilões eBay, uma moradora de Chicago ganhou uma casa abandonada.

Joanne Smith, de 30 anos, foi a vencedora do leilão do imóvel que fica em Saginaw (Michigan, EUA). Segundo o jornal "The Saginaw News", foram oito ofertas durante o leilão.

"Eu vou tentar vendê-la", disse Joanne sobre a casa. "Não tenho nenhum plano de me mudar para Saginaw".

Ela diz que ainda não foi conhecer o imóvel, e nem visitou a cidade. Mas a pechincha não vai sair tão barata. Joanne vai precisar pagar cerca de US$ 850 em multas e taxas atrasadas.

A Southern Investments, responsável pela venda, não foi encontrada para comentar a negociação. A cidade de Saginaw vem enfrentando forte crise econômica nos últimos anos.

Fonte: Associated Press - Foto: AP Photo / Melanie Sochan (The Saginaw News)