sábado, 10 de maio de 2008

Ponte de 138 metros é inaugurada na Zona Sul

Pontes ligam Marginal Pinheiros à Avenida Roberto Marinho.

Cerimônia de inauguração aconteceu na manhã deste sábado.


Ponte estaiada é inaugurada em São Paulo por volta das 12h deste sábado (10). Motoristas que trafegavam por alça de acesso à Avenida Jornalista Roberto Marinho param para acompanhar a queima de fogos

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) e o governador José Serra (PSDB) participaram neste sábado (10) da inauguração da ponte estaiada Octávio Frias de Oliveira, que liga a Avenida Jornalista Roberto Marinho à Marginal Pinheiros, na Zona Sul de São Paulo. A ponte foi aberta pouco antes das 12h, com fogos de artifício. Os veículos, no entanto, só poderão utilizar o complexo viário a partir das 18h deste sábado.

Infográfico: faça um passeio virtual pela ponte

Confira fotos da inauguração

Cerca de 300 pessoas participaram da inauguração na manhã deste sábado (10). Entre elas, estava o padre Marcelo Rossi, que abençoou a ponte. Ele afirmou ter ido ao local por ser “um grande amigo do prefeito [Gilberto Kassab]”. “Tenho um respeito profundo. A igreja não tem partido, mas tem amigos”, disse ao chegar ao local onde ocorreu a cerimônia de inauguração. “Isso aqui é fantástico, um cartão-postal”, disse o padre sobre a obra.

Impacto

Tanto o prefeito quanto o governador ressaltaram a importância da obra para a cidade. “Inauguramos uma obra importante, uma das que mais consumiram recursos para o transporte na cidade”, afirmou Gilberto Kassab. O prefeito, entretanto, ressaltou que o maior compromisso de seu governo são os investimentos no setor social, principalmente saúde e educação. “Reduzimos o número de grandes obras. Por isso, selecionamos com critério as poucas obras”.

Para o governador José Serra, a ponte é um “marco no desenvolvimento na cidade”. Ele ressaltou que a inauguração da ponte não vai solucionar totalmente os problemas de trânsito da região. “Ela vai desafogar algumas coisas, mas nem tudo. Vai ser essencial a construção do túnel ligando a Avenida Jornalista Roberto Marinho à Rodovia dos Imigrantes”. Segundo ele, a prefeitura já começou a trabalhar nos projetos e o estado irá apoiar construindo conjuntos habitacionais para os moradores das favelas na região da avenida.

Os dois pouco falaram sobre o recorde histórico de trânsito registrado na noite desta sexta-feira (9). “O trânsito foi causado pelo caminhão quebrado. Foi algo atípico. Vamos continuar investindo no setor e adotando ações”, disse Kassab.

Projeto

A ponte estaiada, que começou a ser projetada em 2003, deve beneficiar os motoristas que circulam por bairros como Brooklin, Campo Belo e Jabaquara. A ponte tem capacidade para 4 mil veículos por hora em cada sentido, mas, segundo a prefeitura, no início cerca de mil carros devem passar por ela a cada hora.

A ponte permite o acesso direto da Marginal Pinheiros – no sentido Interlagos - à Avenida Jornalista Roberto Marinho. Além disso, o motorista que circula pela avenida poderá acessar os dois sentidos da marginal. A intenção é desafogar o tráfego no cruzamento das avenidas Jornalista Roberto Marinho e Luís Carlos Berrini, além de diminuir o trânsito de veículos sobre a Ponte do Morumbi nos horários de pico.

A estrutura chama a atenção de quem passa por causa, principalmente, da altura do mastro, de 138 metros – o que equivale a um prédio de 46 andares. Ele é a base das duas pontes em X, que são sustentadas por 144 estais (cabos), revestidos em polietileno amarelo, com comprimentos entre 79 e 195 metros.

De acordo com o arquiteto João Valente Filho, responsável pelo projeto de arquitetura e urbanismo, a cor amarela foi escolhida para produzir um efeito. “Eu optei por fazer da cor amarela para criar uma aura de luz em torno do mastro”, explicou. Além disso, a disposição dos estais também permite, de acordo com o arquiteto, visões diferentes dos cabos. “Têm lugares que você vê a geometria, têm lugares que eles se misturam.”

A idéia inicial era a construção de duas pontes comuns, mas os engenheiros consideraram que elas teriam um impacto muito grande no ambiente. “No desenvolvimento do projeto, nós percebemos que, se o tabuleiro fosse em curva, diminuiria o impacto no meio urbano. Ela ocupou muito bem o vazio que tinha no meio do rio e tem uma relação amistosa com o entorno”, disse Valente Filho.

O investimento na obra foi de R$ 233 milhões, de acordo com a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb). A ponte estaiada faz parte da Operação Urbana Água Espraiada. O projeto prevê também o prolongamento da Avenida Jornalista Roberto Marinho até a Rodovia dos Imigrantes, que liga São Paulo ao litoral, que deve ser concluído até 2010.

Fonte: G1 - Foto: Ardilhes Moreira (G1)

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Flickr, Apple e blog ‘dedo-duro’ vencem o Oscar da internet

Prêmio está em sua 12ª edição e divide sites vencedores em cerca de 70 categorias.

Cada seção tem duas escolhas: a da academia e a dos internautas.


O Webby Awards, prêmio considerado o Oscar da internet, apresentou nesta semana os sites vencedores de sua 12ª edição anual. Entre os destaques dessa edição estão o site de fotos Flickr, a rede social Flock, a página da Apple, o endereço de fãs de game Kongregate e o blog Post Secret, que revela segredos dos internautas.

Os ganhadores são divididos em cerca de 70 categorias: "ativismo", "arte", "beleza", "melhores práticas", "melhor uso de vídeo", "blog cultural", "celebridade", "comunidade", "eletrônicos de consumo", "games", "humor", "filmes e redes sociais", entre outros. O Webby Awards mostra sempre dois resultados: aquele escolhido por membros da Academy of Digital Arts and Sciences e a seleção dos internautas.

O Flickr aparece como vencedor da categoria "melhores práticas" pela academia, da qual também participavam Digg, Facebook, NYTimes.com e Yelp. Na escolha dos internautas, o Digg – indicador do que os outros internautas estão vendo na web - levou o prêmio. O Flickr, página do Yahoo para os usuários exibirem suas fotos e agora vídeos, também teve vitória unânime na seção "comunidade".

Flickr venceu diversos prêmios no Oscar da internet

Já em “redes sociais”, a academia deu o prêmio para o Flock, navegador com recursos que integram sites como Youtube, Facebook, Flickr, Del.icio.us e Twitter (clique aqui para entender como funciona). Os internautas discordaram e elegeram o Facebook o melhor nessa competição que também considerava o Bebo, ChangeEverything.ca e Ning. A página da Apple foi unânime em “melhor uso de vídeo ou imagem animada” e também levou pelos internautas em “melhor navegação/estrutura” – na opinião da academia, o site TED.com é o melhor dessa categoria. Para os dois júris, o Kongregate é o melhor site de games e o The Escapist, o vencedor entre assuntos “relacionados a games”. Os blogs são divididos nas diversas seções “negócios”, “política” e “cultura/pessoal”. O vencedor dessa última divisão, tanto para a academia quanto para os internautas, foi o Post Secret, que divulga segredos de milhares de pessoas. Pela fato de essas revelações serem enviadas pelos próprios donos dos segredos em cartões postais, criando um bonito efeito, a página também ganhou por unanimidade em “Netart” (arte na internet).

Vencedor, Post Secret revela segredos escritos em cartão postal. Internauta quer que Hillary perca, para ela ter a chance de ser a primeira presidente mulher dos EUA

Confira aqui os resultados

Fonte: G1 - Foto: Reprodução

Torre gigante de Lego bate recorde com 30 metros e 500 mil peças

Construção em homenagem a barco Viking está em parque temático na Inglaterra.

Visitantes puderam construir os últimos 20 centímetros da torre.

Visitantes ajudaram a construir os últimos 20 cm da torre, que fica na Inglaterra

Os visitantes do parque Legoland Windsor, na Inglaterra, ajudaram a completar, nesta semana, a maior torre de Lego já construída. Milhares de crianças e seus pais puderam colocar as peças finais no topo do monumento, que tem 30 metros e 500 mil peças. A participação do público só foi permitida nos últimos 20 centímetros.

A torre, inspirada no mastro de um barco Viking, foi criada para marcar a inauguração de uma área temática deste parque e também o aniversário de 50 anos desses tijolinhos. A construção que levou quatro dias para ficar pronta está localizada na entrada principal, para ser observada por todos os visitantes.

Homem observa torre de Lego, que tem 30 metros

Até então, a maior torre de Lego já construída, montada no Canadá em 2007, tinha cerca de 28,8 metros. “Estamos muito contentes por trazer esse recorde para Legoland Windsor. É uma forma incrível de celebrar os 50 anos de Lego”, afirmou Penny Jenkins, gerente de eventos especiais do parquet, segundo o jornal “Daily Mail”.

Fonte: G1 - Foto: Reprodução