Há mais de 30 anos agricultores do sul da Inglaterra acordam e vêem seus campos marcados com sinais gigantes. Obra de aliens ou apenas de terráqueos muito gozadores? A história do lugar Oficialmente, os círculos em plantações começaram a pipocar no sul da Inglaterra na década de 1970. Mas existem evidências de que o fenômeno é anterior.
Em 1880, por exemplo, um cientista amador chamado John Rand descreveu os tais círculos. Durante a década de 1980, o fenômeno ganhou popularidade e começaram a surgir notícias de marcas feitas fora da Inglaterra. Só este ano, segundo o site Crop Circle Conectors, foram vistos 41 círculos no Reino Unido e outros 82 pelo mundo até o mês de agosto.
O que diz a ciência
Se uma coisa pode ser explicada de modo simples, por que recorrer a teorias fabulosas? Essa é a visão dos céticos. E de fato há uma explicação simples para os círculos. Em 1991, dois amigos, Doug Bower e Dave Chorley, admitiram que eram eles que faziam os círculos. Apreciadores de arte, com vocação para a gozação, Doug e Dave usavam cordas e madeira para criar os sinais.
A ‘pegadinha’ ganhou tanta fama que, no ano seguinte, começaram a rolar concursos para eleger os melhores fazedores de círculos...
A partir daí, o fenômeno se espalhou tanto que chegou até à publicidade. Em 2005, por exemplo, uma organização chamada CircleMakers (‘fazedores de círculos’) foi chamada pela Nike para fazer pés gigantes em plantações da Itália...
Círculos sem segredo
Nenhum comentário:
Postar um comentário