quarta-feira, 10 de outubro de 2007

O YouTube dos games

O espírito do YouTube e da Wikipedia chegou ao mundo dos games. Ele está no Kongregate, um site gratuito de jogos que saiu em março deste ano.

A graça é a seguinte: qualquer um pode inventar um game e colocar ali. Aí milhares de pessoas vão jogando e votam nos que elas gostam mais. Resultado: quando você entra no Kongregate, já sabe quais são os jogos mais legais.

Hoje, já são 1500 games, jogados e avaliados por 800 mil usuários. O pessoal também troca idéias no chat da página. E não é só conversa mole: segundo Jim Greer, o dono do site, programadores e artistas se conhecem nesses bate-papos e formam duplas que depois criam jogos tão bonitos quanto desafiadores, como alguns que você vê nesta página.

Não falta motivação: os games mais populares rendem um bom dinheiro, já que o Kongregate distribui para os criadores até 75% do seu faturamento com publicidade. “Ganho entre US$ 5 mil e 10 mil por mês”, diz o inglês Paul Peerce, criador da maior febre do site, o Desktop Tower Defense.

E o dinheiro está aumentando. Em agosto, um grupo de investidores colocou US$ 5 milhões no site para melhorar a estrutura dos servidores (isso evita que os jogos travem) e promover a criação de mais games lá dentro. Será o nascimento de mais um gigante da rede?

Quem jogar verá.


Fonte: Revista Superinteressante

Nenhum comentário: