Segundo teoria, guerra de Tróia não foi na Ásia Menor, como diz a arqueologia.
O historiador mexicano Roberto Salinas Price, que se dedica ao estudo do poeta épico Homero, declarou neste sábado (6), na cidade de Gabela (sul da Bósnia), que "sem dúvida alguma" Tróia estava localizada naquela região.
"Minha reputação depende disso", assegurou em entrevista coletiva o historiador mexicano, que desde a década de 60 investiga a obra de Homero.
Segundo a teoria estabelecida por Salinas, a Guerra de Tróia ocorreu no sul da Bósnia-Herzegovina, nas proximidades de Gabela, e não na Ásia Menor, como reza a arqueologia oficial.
O historiador mexicano chegou na sexta (5) à Bósnia em uma visita de três dias, destinada a percorrer as zonas em torno de Gabela.
Salinas também deve visitar a península adriática de Peljesac, na vizinha Croácia, e a aldeia de Nakovane - perto de onde está a caverna de Spila, que guarda peças de cerâmica bem preservadas da Grécia Antiga, algo que, segundo ele, ratifica sua teoria. Salinas considera que a célebre batalha entre Aquiles e Heitor ocorreu entre Gabela e a cidade de Capljina, e assegura que a configuração desse terreno coincide plenamente com a do texto da "Ilíada" de Homero.
"As opiniões de outros diferem da minha, mas eles não podem contestar as questões levantadas pela 'Ilíada'", declarou Salinas.
O historiador mexicano publicou vários livros que buscam embasar sua teoria, dentre os quais "Los Públicos Ciegos de Homero", "Atlas de Geografía Homérica", e o mais recente, publicado no ano passado, "Los sussuros de Homero".
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário