sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Dica: coloque suas apresentações de PowerPoint em um DVD

Testei o PPT2DVD, que você pode pegar no Baixatudo.

Este programa é super simples e funcional. A versão de demonstração funciona por 30 dias e coloca uma marca d’água na apresentação, contudo é ótima para avaliar a funcionalidade do programa e tomar a decisão da compra, caso necessite da versão completa do programa.

img02_ppt2dvd_031008.gif

A animação acima mostra todos os passos para criação do DVD. É simples:

Ao entrar no programa, duas ações são possíveis: exportar o conteúdo de um PPT para um DVD (formato normal ou de alta definição) ou exportar para um arquivo de vídeo (sendo WMV, AVI MPEG2 ou MPEG1). Selecionei para este exemplo a opção DVD, já que faz parte da dúvida.

Após selecionar a opção de DVD, clique no botão “next” na tela seguinte. Você deve selecionar o arquivo do PowerPoint, clicando no botão “browse” e localizando-o em seu PC. Ao clicar em “next”, a janela seguinte tem duas ações muito importantes: a primeira é poder incluir mais de um PPT (clicando novamente no botão “browse”), e definir como será a interação com a apresentação no DVD pois existem duas opções que podem ser marcadas: play the slides automatically (exibir os slides automaticamente ) e play the slides manually (exibir os slides manualmente). Na primeira o DVD mostrará os slides direto, sem a qualquer, como se fosse realmente um vídeo; na segunda, serão inseridos botões de avançar e voltar, e você poderá controlar o fluxo pelo controle remoto do DVD. Ambas as opções podem ser marcadas: neste caso, o programa irá criar um menu no DVD para que você escolha na hora da exibição qual modo quer.

O passo seguinte se refere à qualidade do vídeo a ser gravado. As configurações apresentadas são genéricas e atendem ao propósito de exibição em TV. Se quiser, pode usar o modo widescreen, alterando a variável aspect ratio.

Avançando, temos a visão dos menus que serão criados no DVD. Clicando sobre a imagem de cada item do menu, é possível personalizar a visualização de cada tela do DVD, reposicionando os botões, mudando imagem de fundo, etc. É uma questão de mexer para enxergar todas as funcionalidades. Se não quiser personalizar nada, basta clicar em “next”.

A seqüência é uma tela de pré-visualização do vídeo, que são apenas os 3 primeiros slides. Recomendo já clicar em “next” para o próximo passo, que é a finalização do trabalho. O que é importante destacar é o fato de você poder jogar direto em um DVD, marcando a opção burn a disc. O resultado final, com esta opção marcada, já será o DVD gravado, bastando colocar uma mídia virgem na unidade de gravação.

Pronto, sua apresentação estará em DVD. Simples, não?

Fonte: Fernando Panissi (G1)

Nenhum comentário: