quinta-feira, 8 de maio de 2008

Flickr, Apple e blog ‘dedo-duro’ vencem o Oscar da internet

Prêmio está em sua 12ª edição e divide sites vencedores em cerca de 70 categorias.

Cada seção tem duas escolhas: a da academia e a dos internautas.


O Webby Awards, prêmio considerado o Oscar da internet, apresentou nesta semana os sites vencedores de sua 12ª edição anual. Entre os destaques dessa edição estão o site de fotos Flickr, a rede social Flock, a página da Apple, o endereço de fãs de game Kongregate e o blog Post Secret, que revela segredos dos internautas.

Os ganhadores são divididos em cerca de 70 categorias: "ativismo", "arte", "beleza", "melhores práticas", "melhor uso de vídeo", "blog cultural", "celebridade", "comunidade", "eletrônicos de consumo", "games", "humor", "filmes e redes sociais", entre outros. O Webby Awards mostra sempre dois resultados: aquele escolhido por membros da Academy of Digital Arts and Sciences e a seleção dos internautas.

O Flickr aparece como vencedor da categoria "melhores práticas" pela academia, da qual também participavam Digg, Facebook, NYTimes.com e Yelp. Na escolha dos internautas, o Digg – indicador do que os outros internautas estão vendo na web - levou o prêmio. O Flickr, página do Yahoo para os usuários exibirem suas fotos e agora vídeos, também teve vitória unânime na seção "comunidade".

Flickr venceu diversos prêmios no Oscar da internet

Já em “redes sociais”, a academia deu o prêmio para o Flock, navegador com recursos que integram sites como Youtube, Facebook, Flickr, Del.icio.us e Twitter (clique aqui para entender como funciona). Os internautas discordaram e elegeram o Facebook o melhor nessa competição que também considerava o Bebo, ChangeEverything.ca e Ning. A página da Apple foi unânime em “melhor uso de vídeo ou imagem animada” e também levou pelos internautas em “melhor navegação/estrutura” – na opinião da academia, o site TED.com é o melhor dessa categoria. Para os dois júris, o Kongregate é o melhor site de games e o The Escapist, o vencedor entre assuntos “relacionados a games”. Os blogs são divididos nas diversas seções “negócios”, “política” e “cultura/pessoal”. O vencedor dessa última divisão, tanto para a academia quanto para os internautas, foi o Post Secret, que divulga segredos de milhares de pessoas. Pela fato de essas revelações serem enviadas pelos próprios donos dos segredos em cartões postais, criando um bonito efeito, a página também ganhou por unanimidade em “Netart” (arte na internet).

Vencedor, Post Secret revela segredos escritos em cartão postal. Internauta quer que Hillary perca, para ela ter a chance de ser a primeira presidente mulher dos EUA

Confira aqui os resultados

Fonte: G1 - Foto: Reprodução

Nenhum comentário: