sábado, 10 de maio de 2008

Ponte de 138 metros é inaugurada na Zona Sul

Pontes ligam Marginal Pinheiros à Avenida Roberto Marinho.

Cerimônia de inauguração aconteceu na manhã deste sábado.


Ponte estaiada é inaugurada em São Paulo por volta das 12h deste sábado (10). Motoristas que trafegavam por alça de acesso à Avenida Jornalista Roberto Marinho param para acompanhar a queima de fogos

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) e o governador José Serra (PSDB) participaram neste sábado (10) da inauguração da ponte estaiada Octávio Frias de Oliveira, que liga a Avenida Jornalista Roberto Marinho à Marginal Pinheiros, na Zona Sul de São Paulo. A ponte foi aberta pouco antes das 12h, com fogos de artifício. Os veículos, no entanto, só poderão utilizar o complexo viário a partir das 18h deste sábado.

Infográfico: faça um passeio virtual pela ponte

Confira fotos da inauguração

Cerca de 300 pessoas participaram da inauguração na manhã deste sábado (10). Entre elas, estava o padre Marcelo Rossi, que abençoou a ponte. Ele afirmou ter ido ao local por ser “um grande amigo do prefeito [Gilberto Kassab]”. “Tenho um respeito profundo. A igreja não tem partido, mas tem amigos”, disse ao chegar ao local onde ocorreu a cerimônia de inauguração. “Isso aqui é fantástico, um cartão-postal”, disse o padre sobre a obra.

Impacto

Tanto o prefeito quanto o governador ressaltaram a importância da obra para a cidade. “Inauguramos uma obra importante, uma das que mais consumiram recursos para o transporte na cidade”, afirmou Gilberto Kassab. O prefeito, entretanto, ressaltou que o maior compromisso de seu governo são os investimentos no setor social, principalmente saúde e educação. “Reduzimos o número de grandes obras. Por isso, selecionamos com critério as poucas obras”.

Para o governador José Serra, a ponte é um “marco no desenvolvimento na cidade”. Ele ressaltou que a inauguração da ponte não vai solucionar totalmente os problemas de trânsito da região. “Ela vai desafogar algumas coisas, mas nem tudo. Vai ser essencial a construção do túnel ligando a Avenida Jornalista Roberto Marinho à Rodovia dos Imigrantes”. Segundo ele, a prefeitura já começou a trabalhar nos projetos e o estado irá apoiar construindo conjuntos habitacionais para os moradores das favelas na região da avenida.

Os dois pouco falaram sobre o recorde histórico de trânsito registrado na noite desta sexta-feira (9). “O trânsito foi causado pelo caminhão quebrado. Foi algo atípico. Vamos continuar investindo no setor e adotando ações”, disse Kassab.

Projeto

A ponte estaiada, que começou a ser projetada em 2003, deve beneficiar os motoristas que circulam por bairros como Brooklin, Campo Belo e Jabaquara. A ponte tem capacidade para 4 mil veículos por hora em cada sentido, mas, segundo a prefeitura, no início cerca de mil carros devem passar por ela a cada hora.

A ponte permite o acesso direto da Marginal Pinheiros – no sentido Interlagos - à Avenida Jornalista Roberto Marinho. Além disso, o motorista que circula pela avenida poderá acessar os dois sentidos da marginal. A intenção é desafogar o tráfego no cruzamento das avenidas Jornalista Roberto Marinho e Luís Carlos Berrini, além de diminuir o trânsito de veículos sobre a Ponte do Morumbi nos horários de pico.

A estrutura chama a atenção de quem passa por causa, principalmente, da altura do mastro, de 138 metros – o que equivale a um prédio de 46 andares. Ele é a base das duas pontes em X, que são sustentadas por 144 estais (cabos), revestidos em polietileno amarelo, com comprimentos entre 79 e 195 metros.

De acordo com o arquiteto João Valente Filho, responsável pelo projeto de arquitetura e urbanismo, a cor amarela foi escolhida para produzir um efeito. “Eu optei por fazer da cor amarela para criar uma aura de luz em torno do mastro”, explicou. Além disso, a disposição dos estais também permite, de acordo com o arquiteto, visões diferentes dos cabos. “Têm lugares que você vê a geometria, têm lugares que eles se misturam.”

A idéia inicial era a construção de duas pontes comuns, mas os engenheiros consideraram que elas teriam um impacto muito grande no ambiente. “No desenvolvimento do projeto, nós percebemos que, se o tabuleiro fosse em curva, diminuiria o impacto no meio urbano. Ela ocupou muito bem o vazio que tinha no meio do rio e tem uma relação amistosa com o entorno”, disse Valente Filho.

O investimento na obra foi de R$ 233 milhões, de acordo com a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb). A ponte estaiada faz parte da Operação Urbana Água Espraiada. O projeto prevê também o prolongamento da Avenida Jornalista Roberto Marinho até a Rodovia dos Imigrantes, que liga São Paulo ao litoral, que deve ser concluído até 2010.

Fonte: G1 - Foto: Ardilhes Moreira (G1)

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