domingo, 3 de agosto de 2008

Nova técnica cirúrgica pode acabar com ‘corcunda’

‘Cifoplastia’ foi criada em 2002 nos EUA e foi trazida para o Brasil há cerca de um ano.

Operação é indicada em casos de cifose progressiva causada por osteoporose.


Uma nova técnica cirúrgica promete corrigir a cifose, curvatura da parte superior das costas, normalmente observada em idosos.

O neurocirurgião Eduardo Barreto trouxe a técnica para o Brasil há cerca de um ano e explica que o procedimento compensa o desgaste das vértebras causado pela osteoporose.

“As pessoas idosas vão se curvando ao longo dos anos. Isso ocorre porque as vértebras, que são quadradas, se quebram na parte frente e a coluna vai envergando. Trata-se de fraturas por compressão da coluna que causam o que chamamos de cifose progressiva”, conta Barreto.

Cirurgia dura 40 minutos

“O procedimento é minimamente invasivo e consiste em colocar um balão dentro das vértebras quebradas. Ele é, então, inflado, o que faz a vértebra voltar à posição original. O balão, no entanto, só serve para abrir espaço, pois se coloca enxerto de acrílico em seu lugar”, completa o médico, que acrescenta que a operação tem duração de 40 minutos.

“A operação reverte a cifose e alivia quase que imediatamente a dor. No dia seguinte, o paciente retorna para casa", revela ele, que já tratou 40 pacientes com a técnica.

A administradora Margarete Miller, de 52 anos, fez a cirurgia em dezembro de 2007, coberta pelo plano de saúde, e já não sente mais dor. “Eu sofria de osteoporose precoce, mas não sabia até que, em 2002, sofri um acidente de ônibus e fraturei várias vértebras. Os primeiros médicos que me atenderam não me indicaram para cirurgia. Ao longo do tempo, a situação foi piorando até que eu já não conseguia mais andar. Sentia dores nas costas inteiras”, relata ela.

“No dia seguinte à cirurgia eu já fazia coisas que eu não conseguia há mais de um ano, como pentear o cabelo e tomar banho”, completa Margarete, que, desde o terceiro mês após o procedimento, faz hidroterapia para ajudar no tratamento da osteoporose.

Avanços

Barreto explica ainda que a técnica usada em Margarete surgiu nos Estados Unidos em 2002 e já avançou. No III Simpósio Internacional de Coluna, que aconteceu nos dias 1º e 2 de agosto, foram discutidas pesquisas sobre como o procedimento pode ser aplicado a casos de trauma ou tumor na coluna.

“A técnica progrediu graças a pesquisas feitas no exterior e nós queremos trazer para o Brasil”, disse o médico, ao lembrar que a cifoplastia já representa um passo adiante em relação a um outro procedimento mais antigo, a vertebroplastia.


Cirurgia é minimamente invasiva e dura cerca de 40 minutos

Fonte: G1 - Imagem: Arte (G1)

Nenhum comentário: