quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Rede social MySpace fará ligações via Skype

Ferramenta para ligações de voz sobre IP estará disponível no MySpace em novembro. Também no mês que vem, site de relacionamentos chegará oficialmente ao Brasil.

A rede social MySpace, que deve chegar oficialmente ao Brasil em novembro, vai oferecer a seus usuários ligações feitas via Skype, o programa de voz sobre IP (VoIP) mais popular da internet. Essa tecnologia, que reduz muito os gastos dos usuários com ligações telefônicas, estará disponível no MySpace de 20 países a partir do mês que vem.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, o Skype será acessado via MySpace apenas com um clique – a novidade estará disponível no programa de mensagens instantâneas do MySpace, com mais de 25 milhões de usuários. A rede social da News Corp. tem cerca de 110 milhões de usuários em todo o mundo, enquanto o Skype, do site de comércio eletrônico eBay, tem 220 milhões de membros registrados.

Os lucros obtidos com as ligações on-line feitas pelos internautas do MySpace serão divididos. As ligações de PC para PC são gratuitas, mas os usuários precisam pagar pelo uso do serviço “premium”, que permite fazer ligações do computador para telefones celulares, por exemplo.

Segundo a empresa ComScore, o MySpace teve 68,4 milhões de visitantes em setembro e o Facebook, segundo maior serviço de rede social, 30,6 milhões. O Orkut recebeu cerca de 24,6 milhões de visitantes, sendo 12,4 milhões da América Latina e 10,4 milhões da região Ásia Pacífico, segundo a “Business Week”. Somente 600 mil vieram da América do Norte e 1,2 milhão da Europa.

Saída

No início do mês, o eBay anunciou nesta que Niklas Zennstrom, co-fundador e diretor-executivo da unidade de telefonia pela internet Skype, deixou o cargo. Zennstrom, que ajudou a fundar a Skype em 2003, vai se tornar presidente não-executivo no conselho de diretores da Skype, segundo o eBay. O empresário queria dedicar mais tempo a novos projetos.

Depois do anúncio, Zennstrom admitiu que a avaliação original feita de sua empresa pelo eBay foi elevada demais no momento da aquisição. "Tínhamos de mapear a trajetória de crescimento e avaliar nossa velocidade, mas constatamos que houve certa superestimativa", disse em uma conferência tecnológica anual na Hungria. O eBay anunciou que reduziria em até US$ 1,2 bilhão o preço potencial de US$ 4,3 bilhões que havia concordado em pagar pelo Skype dois anos atrás.

Fonte: G1

Nenhum comentário: