quinta-feira, 12 de junho de 2008

Web vira 'fonte da discórdia' para casais de namorados

Vida 'secreta' virtual mostra que nem sempre a tecnologia ajuda no namoro.

Comunidades no Orkut culpam mundo on-line por relacionamentos complicados.


Comunidade com 25 mil membros protesta contra os 'oferecidos' do Orkut

"Vê que namora e dá em cima!", "Orkut me dá crises de ciúmes", "Internet + namoro = brigas". Com até 47 mil membros, muitos deles dispostos a abrir o coração nos fóruns, comunidades do Orkut como essas mostram que a mesma internet que reúne casais apaixonados também pode manchar o que parecia um conto de fadas.

Recados "carinhosos" pelo Orkut e novos amigos na lista do MSN são dois dos sinais que costumam alertar a maioria dos casais de que algo pode não estar indo bem.

"Uma menina da mesma sala da faculdade do meu namorado deixou um recado assim: 'oi, lindo. Só passei para te encher. Beijão'". Que raiva!", desabafa uma garota em resposta à pergunta "Qual foi a pior coisa que você viu no Orkut do seu namorado?".

O relato está na comunidade "Vê que namora e dá em cima!", com mais de 25 mil membros na rede social mais popular no Brasil.

Vida secreta

Em alguns casos, porém, as pistas não aparecem e ajudam a esconder vidas "secretas" administradas em sites e redes sociais. Foi assim com Melissa (nome fictício), que terminou um namoro de 7 meses quando resolveu conferir o histórico de internet de seu namorado, há cerca de dois anos.

"Ele estava dormindo e eu precisava fazer um trabalho no computador. Acabei o trabalho e fiquei de bobeira. Como estava cansada de ele sempre mexer no meu computador, eu cliquei no histórico da internet e achei umas 20 entradas em sites de sexo e vídeos baixados".

Melissa conta que outros sites arquivados mostravam fotos ampliadas de meninas no Orkut, em poses sensuais. "Fiquei revoltada. Lembrei de cada vez que troquei de roupa por causa dele", conta, ao dizer que o namorado censurava as roupas que ela usava e se incomodava se alguém a olhava na rua.

"Disse que nunca tinha nem pensando em mexer nas coisas dele, mas me senti no direito, já que minha vida era invadida todos os dias". Ela diz que o ex-namorado vasculhava os arquivos do computador dela e chegou até a exigir que ela deletasse e-mails de um namoro anterior. "Era um terreno que ele não dominava na minha vida e isso era um problema".

Quando perguntada se a tecnologia ajuda ou atrapalha os relacionamentos, Melissa diz que depende de cada caso. "Eu sempre lidei como uma coisa do dia-a-dia. Acho que quando a relação tem um problema, a internet atrapalha. Ou ajuda, como foi o meu caso".

Do ICQ ao MSN

Bruno Muxfeldt Rocha, de 21 anos, namora Marina desde 2003, quando se conheceram na praia e usavam o comunicador ICQ para conversar.

Ele é dono da comunidade "O Orkut atrapalha meu namoro" e conta que as relações virtuais já renderam brigas por Orkut e MSN, mantendo o casal separado por algum tempo.

"No começo, eu tinha pisado na bola, e ela disse que eu só poderia ter um número 'x' de meninas no meu Orkut, e que esse número não poderia ser maior do que o número de homens da lista de amigos", explica.

Bruno conta que, hoje, o casal amadureceu e superou conflitos do mundo virtual. A "contabilidade" do número de amigos e amigas, por exemplo, não é mais regra. "Acho que não temos mais paciência de ficar vigiando o Orkut um do outro. Mas eu ainda não teria coragem de adicionar uma ex-namorada por que sei que isso seria motivo pra mais uma briga”, explica.

Ciúme de você

Com 47 mil membros, a comunidade "O Orkut me dá crise de ciúmes" costuma ser ponto de encontro para quem decide compartilhar suas angústias.

"Não acompanho de muito perto os membros, mas acho muito engraçado quando eles deixam mensagens pedindo para denunciar o perfil de um ex", diz Daianne Moraes, de 23 anos, moderadora da comunidade.

Ela conta que também já enfrentou situações em que a tecnologia atrapalhou o namoro.

"Brigas sérias, nunca tive. Mas há um tempo rolava muito estresse por causa das mensagens carinhosas das amigas e ex-casos dele. Ele nunca deu motivo, mas o fato de elas escreverem já era suficiente pra eu ficar insegura", conta.

Ela namora há 4 anos, e diz que hoje superou a maior parte dos problemas. Ela e o namorado não têm ex-namorados na lista de amigos. "Essa situação não foi imposta claramente, mas foi acontecendo, deletamos ao poucos as pessoas com quem já tivemos algum tipo de relacionamento.”

Para Daianne, o mundo virtual pode facilitar os relacionamentos se a pessoa for segura. "Mas se a pessoa não estiver emocionalmente bem, prejudica muito", completa.

Fonte: G1 - Foto: Reprodução

Nenhum comentário: