quinta-feira, 17 de abril de 2008

Mais cara e com atraso, ponte estaiada será inaugurada em maio

Obra começou a ser construída em 2005 e tinha previsão de inauguração em março.

Segundo gerente da Emurb, chuva e acidentes com operários atrasaram trabalhos.


Cerca de mil veículos devem passar pelas pistas da ponte estaiada nos horários de pico

A inauguração da Ponte Octavio Frias de Oliveira, na Zona Sul de São Paulo, ainda não tem data certa, mas tem prazo máximo: 10 de maio. A estrutura também é conhecida como “Ponte Estaiada”, por ser formada de 144 estais, conjuntos de cabos flexíveis que sustentam as peças da obra.

Veja mais fotos da obra

“Falta o lado esquerdo da Marginal Pinheiros, no sentido Castello Branco. Também falta a concretagem de três lajes”, diz o gerente da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), Norberto Duran, sobre as obras que ainda serão feitas na ponte nos próximos dias.

A ponte, que atravessa a Marginal Pinheiros, começou a ser construída em abril de 2005. "Antes, houve um estudo de vento em um laboratório no Rio Grande do Sul para se chegar à conclusão de que existiam condições reais de segurança para construção da obra", relata Duran. A previsão inicial era que a estrutura fosse inaugurada em março deste ano. “Atrasou em função de acidentes e chuvas”, explica o gerente da Emurb.

Mortes

Dois operários morreram durante a obra. O primeiro, de 22 anos, morreu em 8 de abril de 2007, após cair da laje de uma das pistas. O segundo morreu em 16 de março deste ano, esmagado por um rolo compressor. Ele tinha 49 anos.

Atualmente, 420 homens trabalham na construção da estrutura. O número chegou a 450 em outubro de 2007, quando todas as frentes de serviço estavam em execução.

Ainda segundo o gerente da Emurb, a previsão inicial era que fossem gastos cerca de R$ 184 milhões com a obra, mas o montante já chega a R$ 233 milhões. “Houve um aditamento de contrato, mas a expectativa era essa mesmo. Houve uma licitação para o remanejamento de linhas de transmissão e da alça”, explica Duran.

Formato inusitado

Por causa do mastro em forma de ”X” de 138 metros de altura, a ponte virou ponto de referência em São Paulo. A estrutura é o apoio das duas pistas da ponte e foi projetada para diminuir o impacto ambiental da construção.

“Foi uma solução de projeto. Na verdade, eram para ser construídas duas pontes comuns, mas ia ter impacto ambiental”, afirma Duran. De acordo com ele, se tivessem sido feitas no sistema convencional, as estruturas precisariam ter apoio no Rio Pinheiros. Por ser estaiada, a Ponte Octavio Frias de Oliveira passa por cima, sem interferir no rio.

A ponte vai estabelecer a ligação entre a Marginal Pinheiros, no sentido Interlagos, e a Avenida Jornalista Roberto Marinho. Segundo estimativa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), cerca de mil veículos transitarão em cada sentido da ponte nos horários de maior movimento no trânsito. Com a obra, deverá haver alívio de tráfego nas Pontes Morumbi e Engenheiro Ary Torres.

Fonte: G1 - Foto: Frâncio de Holanda (G1)

Nenhum comentário: